Webinar debate impacto das desigualdades habitacionais no contexto da pandemia

08 Setembro 2020
Webinar debate impacto das desigualdades habitacionais no contexto da pandemia

O Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getulio Vargas (FGV CEPESP) realiza, no dia 8 de setembro, o quinto e último evento da série destinada a discutir as políticas públicas e as eleições municipais. Este webinar vai abordar as desigualdades habitacionais no contexto da pandemia e será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 17h.

A pandemia da Covid-19 exacerbou as desigualdades econômicas e sociais. Os mais vulneráveis têm sido os mais afetados em sua saúde e em suas finanças porque não puderam trabalhar em casa, não puderam deixar de usar transporte público, vivem em locais pequenos e precários, em muitos casos com acesso reduzido à água e instalações sanitárias privativas, que dificultam cuidados e o devido isolamento social.

A Covid-19 encontrou na precariedade um dos ambientes mais favoráveis para sua propagação e letalidade. A cidade desigual faz a pandemia desigual, como tem sido evidenciado nas favelas de São Paulo, nos guetos de população negra e latina nos Estados Unidos e de migrantes na Europa e Ásia. É urgente reorientar esforços nos diversos níveis de governo para reduzir a precariedade e ampliar a oferta de moradia social. Mas também deve-se evitar que populações vulneráveis fiquem sem teto.

Nesse contexto, é politicamente viável priorizar e coordenar investimentos para melhorias das áreas precárias? Que alternativas podem propor os futuros prefeitos para evitar despejos e remoções e para proteger aqueles que já se encontram em situação de rua? Para responder a essas perguntas, o seminário reunirá Claudia Acosta (Cepesp) e Natalia Bueno (Emory University e Cepesp). O evento será conduzido pelo urbanista Carlos Leite (FAU-Makenzie, PPG-CIS-Uninove e do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratorio Arq.Futuro de Cidades do Insper).

Para mais informações e inscrições acesse o site.