Webinar debate PIB e redução de incerteza

19 Novembro 2020
Webinar debate PIB e redução de incerteza

A pandemia do coronavírus e o cenário político-econômico brasileiro ainda mantém a incerteza em níveis elevados, apesar de menores do que em abril e maio, quando registrou recordes históricos. Pensando em minimizar a dificuldade que o mercado tem em olhar o futuro com tantas variáveis negativas, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) realizará no dia 25 de novembro (quarta-feira), a partir das 10h, o webinar Reduzindo as incertezas: Radiografia da atividade econômica. O encontro virtual é aberto e gratuito, e será transmitido nos canais do YouTube do LinkedIn da FGV.

Por meio da apresentação e análise de ferramenta exclusiva do FGV IBRE, o Monitor da Atividade Econômica, será possível compreender melhor as tendências do PIB no país. O economista Claudio Considera, coordenador do Núcleo de Contas Nacionais do FGV IBRE, apresentará dados relativos ao PIB e seus componentes, tanto pelo lado da origem (oferta) da produção quanto pelo lado da utilização dos produtos (demanda).

“A ferramenta oferece os elementos para reduzir a incerteza quanto ao futuro da economia, já que calculamos o PIB mensal e o IBGE divulga o PIB oficial trimestralmente. Fomos os primeiros a chamar a atenção que abril seria o pior mês da pandemia e depois o resultado iria ‘despiorar’, como classificamos. Então oferecemos informação de alta frequência, o que é fundamental nesse cenário”, detalha Considera.

Considera vai abordar quais as vantagens de o investidor conseguir antecipar as futuras divulgações do PIB; que inferências são possíveis a partir das estimativas do PIB total e das desagregações pelas óticas da oferta e da demanda; além de apresentar mais detalhadamente o Monitor da Atividade Econômica.

O encontro é voltado para agentes do mercado, economistas, estudantes e demais interessados no tema. Para se inscrever basta acessar o site.