Webinar marca lançamento do livro “Celso Furtado: Correspondência intelectual: 1949-2004”

Políticas Públicas
05 Abril 2021

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e a Companhia das Letras realizarão no dia 8 de abril, às 18h, o lançamento do livro Celso Furtado: Correspondência intelectual: 1949-2004. Participam do debate: Rosa Freire d’Aguiar, organizadora da edição; Laura Carvalho, professora da FEA-USP; e Luiz Felipe de Alencastro, professor e coordenador do Centro de Estudos do Atlântico Sul da FGV EESP e autor do posfácio do livro.

Durante o evento, os participantes vão repercutir sobre a correspondência intelectual de Celso Furtado desde 1949, quando ele entra na Cepal, em Santiago, até 2004, ano de sua morte. Destacam-se as cartas trocadas com Raul Prebisch, Alberto O. Hirschman e Fernando Henrique Cardoso, em momentos críticos da história latino-americana e brasileira.

Sobre o Livro

A obra relata sobre o pensamento de Celso Furtado, professor e pesquisador, que se dedicou à história econômica brasileira. Em seu acervo pessoal, há mais de 15 mil cartas, reflexões em que ele dividiu com outros grandes nomes da época, sobre o desenvolvimento do Brasil e da América Latina, afinidades e discordâncias teóricas, além das angústias decorrentes do golpe militar de 1964.

Há correspondências trocadas com: Albert O. Hirschman, Antonio Callado, Antonio Candido, Bertrand Russell, Caio Prado Jr., Carlos Lacerda, Darcy Ribeiro, Ernesto Sabato, Eugenio Gudin, Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes, Francisco de Oliveira, Francisco Weffort, Helio Jaguaribe, Lina Bo Bardi, Luiz Inácio Lula da Silva, Maria da Conceição Tavares, Nicholas Kaldor, Otto Maria Carpeaux, Plínio de Arruda Sampaio, Raúl Prebisch, Roberto Campos, entre outros.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site.