Webinar marca lançamento do livro ‘Gestão escolar no Brasil’

Políticas Públicas
27 Agosto 2020
Webinar marca lançamento do livro ‘Gestão escolar no Brasil’

A FGV Editora promove, no dia 3 de setembro, o lançamento da versão digital do livro “Gestão escolar no Brasil”. A obra vem a público em momento opor­tuno e necessário, é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e de Políticas Educacionais (FGV DGPE) e foi pensada para atender estudantes e profissionais do campo da gestão escolar, sobretudo professores que ocupam as funções de direção e coordenação de escolas. O webinar será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 14h, e contará com a participação das autoras Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal e Jaana Flávia Fernandes Nogueira, e do deputado federal Antonio Idilvan de Lima Alencar, com mediação do professor e diretor do FGV DGPE, José Henrique Paim.

As autoras apresentam, de forma didática, informações essenciais e aprofundam reflexões es­tratégicas para a compreensão dos desafios envolvidos na tarefa de promover uma gestão voltada para a aprendizagem das crianças e dos estudantes de toda a educação básica. A obra traz um aprofundamento da análise no campo da política educacional, oferecendo uma contribuição oportuna e estratégica ao enfrentamento dos grandes desafios dessa esfera de atuação.

As considerações iniciais do livro são apresentadas em uma introdução que, de modo sucinto, aborda a organização geral da obra. Na sequência, são aprofundados os temas do planejamento e da gestão escolar, além da questão da gestão pedagógica, tendo como temas centrais a proposta pedagógico-curricular da escola.

A gestão relacional - expressão que abrange a gestão de pessoas, a gestão democrática, a relação entre esco­la, família e comunidade e a participação e parcerias externas – também faz parte desse estudo; bem como a gestão administrativo-financeira, tema relevante por favorecer a organização da escola para que os aspectos centrais possam ocorrer de modo adequado. Outro tema estratégico à gestão escolar contemporânea dis­cutido no livro é a gestão de indicadores educacionais.

Assim, a contribuição para a formação de gestores comprometidos com o pleno funcionamento administrativo da escola e com sua função social na promoção da aprendizagem de saberes, competên­cias e habilidades de todos os estudantes é o foco desta obra.

Para mais informações e inscrições sobre o evento acesse o site.