Workshop discute contribuição de tecnologias inovadoras para transparência e eficiência do financiamento climático

O workshop marca a primeira etapa do projeto “Contributions of Blockchain Technology to Climate Finance Transparency Initiatives”.
Economia
17 Abril 2018
Workshop discute contribuição de tecnologias inovadoras para transparência e eficiência do financiamento climático

O Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (FGV NPII) realizou, no último dia 20, no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS RIO) e com o programa Regional de Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina da Fundação Konrad Adenauer (KAS/EKLA), o workshop que marca a primeira etapa do projeto “Contributions of Blockchain Technology to Climate Finance Transparency Initiatives”.

O evento contou com a presença de Christian Hübner, diretor da KAS/EKLA, de Karina Marzan, coordenadora do Programa, além de especialistas, do Brasil e do exterior, em temas relacionados ao financiamento climático e à tecnologia de Blockchain. O debate central do workshop teve a finalidade de identificar que tipo de contribuições a tecnologia de Blockchain pode oferecer às iniciativas de financiamento do clima, tanto públicas quanto privadas. O principal objetivo foi buscar maneiras de incrementar a transparência desses processos, combater práticas ilícitas e corrupção e aumentar a eficiência dos fluxos de financiamento.

Durante o evento, também foram apresentados alguns casos de iniciativas já em desenvolvimento que combinam a tecnologia de Blockchain com sustentabilidade. Dentre elas, destacaram-se as apresentações do BNDES, do Instituto Bolsa de Valores Ambientais (IBVRio) e da startup Mitra.

O projeto culminará no desenvolvimento de um Relatório final a ser lançado no segundo semestre. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site.