Workshop Internacional debate Private Equity

O evento contou com a presença de diversos representantes de family offices, fundos de pensão, wealth managers e outros interessados na classe de ativos.
Administração
01 Novembro 2018
Workshop Internacional debate Private Equity

O Núcleo de Estudos em Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity da Fundação Getulio Vargas (FGVnest) recebeu, no último dia 9 de outubro, em São Paulo, os professores da London Business Schoool, Eli Talmor e Florin Vasvari. Pela primeira vez na América Latina, os autores de um livro sobre International Private Equity ministraram o workshop “International Private Equity & Debt Master Class” para diversos profissionais e acadêmicos.

“O apoio do FGVnest à realização desse workshop internacional na Fundação Getulio Vargas vai ao encontro do objetivo do Núcleo de ser um ‘Hub’ de conhecimento de ponta, promovendo, estimulando e agregando iniciativas relevantes para a indústria de Venture Capital e Private Equity no país”, descreve o coordenador do FGVnest, professor Caio Ramalho.

Promovido pela HMC Itajubá, líder na América Latina em assessoria financeira e investimentos com foco em ativos alternativos, e patrocinado pelas gestoras internacionais Bridgewater Associates e Pearl Diver Capital, o workshop abordou quatro temas centrais: “Constructing an alternative portfolio”, “Overview of the Private Equity market and Fund Economics”, “Private Debt Funds”, e “Introduction to Collateralized loan obligations (CLOs)”. O evento contou com a presença de diversos representantes de family offices, fundos de pensão, wealth managers e outros interessados na classe de ativos.

“A HMC Itajubá já havia realizado iniciativas similares no campus da Wharton University, Harvard Business School e, por algumas ocasiões, na London Business School. Depois de algumas iniciativas no exterior, surgiu a ideia de trazer os professores ao Brasil, e assim ampliar o impacto e a audiência deste tipo de iniciativa. Realizar este workshop na FGV, em parceria com o FGVNest, foi algo que nos deixou bastante honrados, e crucial para o sucesso do evento. A vinda dos professores Talmor e Vasvari ao Brasil é um exemplo de nosso comprometimento com o pensamento de ponta em finanças e investimentos, especialmente no segmento de ativos alternativos”, destaca o sócio da HMC Itajubá, Agnaldo Andrade.

Leonardo Camozzato, também sócio da HMC Itajubá, comemorou a oportunidade de estar próximo à academia e assim trazer as discussões mais modernas sobre investimentos e novos negócios para os investidores na América Latina. Ele exemplificou a questão dos CLOs, que ainda são muito pouco conhecidos dos investidores brasileiros, embora seja uma modalidade de investimento cujo mercado é superior a 800 bilhões de dólares.

Além de ministrarem o workshop no dia 9, os professores Talmor e Vasvari foram recebidos pelo professor Cláudio V. Furtado (FGV EAESP) no dia 8 de outubro para uma reunião com alguns professores da FGV com o objetivo de discutirem o panorama do mercado internacional de Private Equity. Estiveram presentes no encontro os professores Antônio Gledson de Carvalho (FGV EAESP), Antônio Zoratto Sanvicente (FGV EESP), Caio Ramalho (FGVnest), Edilene Santos (FGV EAESP), Lauro Gonzalez (FGV EAESP), Oscar Malvessi (FGV EAESP) e Rafael Schiozer (FGV EAESP), além de alguns convidados.