Zona Franca de Manaus é destaque no Desenvolvimento da Amazônia em webinar

15 Setembro 2021
Zona Franca de Manaus é destaque no Desenvolvimento da Amazônia em webinar

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) realizará um debate online, sobre a importância da Zona Franca de Manaus no Desenvolvimento da Amazônia. O evento ocorrerá dia 20 de setembro, às 19h, no canal da FGV no Youtube. O evento integra o encontro dos Diálogos Amazônicos, uma plataforma digital para discutir com toda a sociedade civil organizada temas de interesse do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia brasileira.

Os palestrantes serão Cleinaldo de Almeida Costa, reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e Juliano Assunção, professor na PUC-Rio e diretor do Climate Policy Initiative Brasil.

A moderação ficará a cargo de Márcio Holland, coordenador do programa de pós-graduação em Finanças e Economia (Master) da FGV e Daniel Vargas, diretor de pesquisa do FGVAgro.

O programa Zona Franca de Manaus foi instituído no Brasil há mais de 50 anos e permitiu a constituição de um importante polo industrial na cidade de Manaus, estado do Amazonas. De acordo com dados de 2020 da Suframa, o Polo Industrial de Manaus gera 81 mil empregos diretamente e tem faturamento de R$ 120 bilhões. Há avaliações contraditórias sobre o programa, com visões positivas sobre a sua efetividade e pontos críticos que considera que o programa carece de aperfeiçoamentos.

Na literatura econômica, sabe-se também que uma forma genuína de desenvolvimento sustentável é por meio da promoção da educação. A região amazônica é rica em universidades e centros de estudos de referência. Nesse evento, os convidados vão refletir sobre os caminhos possíveis para o futuro da Zona Franca de Manaus como mecanismo de desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia brasileira, comparando com experiências internacionais e com o papel da educação nesse processo de desenvolvimento regional.

Os interessados em participar do webinar devem fazer a inscrição pelo link.