Casamento Seletivo e a desigualdade de Rendas

• Casamento Seletivo e a desigualdade de Rendas
    Resumo

Ele chega à conclusão, a partir de microssimulações com dados da PNAD, que o efeito da mudança demográfica nesse período sobre a redução da pobreza corresponde a aproximadamente 15% do efeito que o crescimento da renda teve sobre tal redução.

Estudar a relação entre mudanças demográficas e distribuição de renda se mostra particularmente interessante para o Brasil, pois o país possui elevados índices de desigualdade. Segundo dados do Banco Mundial, cerca de 90% das economias apresentam um grau de desigualdade de renda inferior à brasileira.

Cadastre-se para receber novidades do Think Tank FGV

• Cézar Santos

Professor Associado na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE). Doutor e Mestre em Economia pela University of Pennsylvania. Mestre em Economia pela FGV. Graduação em Ciências Econômicas pela UFPE. Foi professor na University of Mannheim (Alemanha) entre 2012 e 2014. Sua pesquisa concentra-se principalmente nas interseções de Macroeconomia, Economia do Trabalho e Economia da Família.

• Luciene Pereira

Doutorado, Mestrado e Graduação em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE). Tem interesse nas áreas de Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico. Sua agenda de pesquisa consiste na aplicação de modelos de equilíbrio geral e family economics a problemas macroeconômicos.