Os incentivos para promover alimentação saudável funcionam?
- Os incentivos para promover alimentação saudável funcionam?
- Resumo
Para isso, foi feita uma pesquisa com a Nutrebem, empresa de nutrição privada em cantinas escolares em Belo Horizonte. Na sequência, houve a introdução de um programa de incentivo de curta duração (sorteio de prêmios), condicionado à compra de produtos saudáveis, promovido localmente, com a participação de 208 crianças e adolescentes de três escolas – 140 alunos de uma quarta escola serviram como grupo de controle. A análise estatística comparou o número médio de produtos saudáveis adquiridos por participante antes (26 dias úteis), durante (9 dias úteis) e após (28 dias úteis) à intervenção. Os resultados indicaram um efeito claro de curto prazo. O programa de incentivos aumentou significativamente a compra de produtos saudáveis promovidos durante o período da intervenção nas escolas tratadas, especialmente entre as meninas e crianças mais novas. Em média, nenhum efeito de longo prazo foi observado. A compra dos produtos saudáveis retornou aos níveis pré-intervenção imediatamente após a remoção do programa de incentivos. Entre os estudantes que compraram as opções promovidas durante o período da intervenção, houve aumento no consumo total de produtos, inclusive daqueles de menor valor nutricional. Com isso, pode-se observar que os programas de incentivos de curta duração podem não levar a mudanças de comportamento de longo prazo. A pesquisa faz um alerta ainda aos formuladores de políticas para estimular mudanças de comportamento alimentar de longo prazo em cantinas escolares. Deve-se evitar o uso isolado de programas de incentivo. Quando utilizados, tais programas devem ser associados a outras estratégias.