Lei de falência dos Estados

  • Lei de falência dos Estados
    Autor
    • Fernando de Holanda Barbosa Filho

      Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) e doutorado em Economia pela New York University. Atualmente é pesquisador do Centro de Crescimento Econômico (CCE) do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) e professor da FGV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, crescimento, capital humano e produtividade.

    • Manoel Carlos de Castro Pires

      Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador associado da Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Varfas (FGV IBRE). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira, Macroeconomia do Setor Público, Coordenação de Políticas Monetária e Fiscal e Econometria de Séries de Tempo. É parecerista de diversas revistas científicas tais como: Journal of Economic Studies, Economic Modelling, Estudos Econômicos, PPE, Revista de Economia Política e Revista Economia da Anpec. Ganhou o Prêmio do Tesouro Nacional em 2007, 2008, 2009 e 2012.

    • Vagner Ardeo

      Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, e mestrado em Economia Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Iniciou sua carreira no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Posteriormente foi membro da equipe do governo brasileiro que em 1992 renegociou a dívida externa do país (Plano Brady). No período 1993-1996, ocupou a subsecretaria municipal de fazenda da cidade do Rio de Janeiro. Posteriormente, exerceu diversos cargos executivos em empresas do setor privado, incluindo a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e a Companhia Vale do Rio Doce (VALE). Em 2002 foi secretário-executivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foi vice-diretor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). Atualmente, é professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (FGV EBAPE).

    • Cássio Machado Cavalli

      Doutor em Direito pela UFRGS. Mestre em Direito e Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS. Integrante do Grupo de Trabalho do Ministério da Fazenda encarregado da elaboração da Reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falências. Vice-presidente da Comissão de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência da OAB-RJ nos triênios 2013-2015 e 2016-2018; Conselheiro de Administração da Turnaround Management Association (TMA) nos anos de 2015 a 2018; expert em direito concursal do Ibero-American Institute for Law and Finance, membro do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR-USP); membro das Comissões de Direito Empresarial e de Mercado de Capitais da OAB-RJ; Membro da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE), do American Bankruptcy Institute (ABI) e do INSOL International. Dedica-se à pesquisa na área de direito empresarial, notadamente nos temas de direito falimentar e recuperação de empresas, contratos empresariais, análise econômica do direito, direito societário, teoria da empresa e direito cambiário. Professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP).

    • Felipe de Melo Fonte

      Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Master of Laws (LL.M.) pela Harvard Law School (2015). Professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio). Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Advogado. Ex-Assessor de Ministro no Supremo Tribunal Federal (2011-2013). Membro das comissões de Direito Constitucional e Processo Constitucional da OAB/RJ (2016-2018).

    • Aloisio Araujo

      Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1968), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1969) e doutorado em Estatística - University of California (1974). Atualmente é pesquisador titular da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e professor titular da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: incomplete markets, endogenous, insurance contracts, welfare e sunspot equilibrium.