A transição para uma agropecuária sustentável

  • A transição para uma agropecuária sustentável
    Resumo

     

    Como metodologia, foram utilizadas a modelagem quantitativa de estimativas de emissões de gases de efeito estufa da agropecuária, a coleta e análise dos dados de desembolsos do Programa ABC, além de estudo de caso com produtores rurais de Paragominas, no Pará. Também foram realizadas entrevistas com representantes de instituições financeiras, produtores rurais e representantes do terceiro setor, atores-chave envolvidos com o Plano ABC. Após quatro anos e oito meses de estudo, constatou-se que o volume de recursos tomados pelos agricultores no Plano ABC equivaleu a 61% do total disponibilizado pelo plano. Aspectos como regularização fundiária e ambiental, baixo nível de disseminação e governança precária limitam o alcance das metas de redução de emissões.

Cadastre-se para receber novidades do Think Tank FGV

Autor

  • Roberto Rodrigues

    Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, Doutor Honoris Causa pela UNESP/Jaboticabal, Coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) e Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas. Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Organização Mundial de Cooperativas Agrícolas e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), período em que conheceu 79 países em todos os continentes. Presidiu a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Associação Brasileira de Agronegócios (ABAG). Foi Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de 2003 a 2006.

  • Angelo Costa Gurgel

    Graduado em Agronomia pela e doutorado em Economia Aplicada pela UFV e pós-doutorado no MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change. Professor Adjunto da Escola de Economia de São Paulo ( FGV EESP) e coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio da escola. Livre Docente pela USP, foi professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia do agronegócio, política comercial e mudança climática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de equilíbrio geral, política comercial, política climática, biocombustíveis e mudanças no uso da terra.

  • Eduardo Delgado Assad

    Formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Fez Mestrado e Doutorado em Montpellier, França. Trabalhou nos laboratórios do INRA de Avignon e do CIRAD em Montpellier. Especializou-se em sensoriamento remoto no Centre National d´Études Spatiales (CNES) em Toulouse. É pesquisador da Embrapa desde 1987 atuando inicialmente no Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CPAC). Foi coordenador da Área de Recursos Naturais da Embrapa Cerrados, Secretário Executivo do Programa de Recursos Naturais da Embrapa e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados. Durante o período de 1993 à 2006 foi o coordenador técnico nacional do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos do Ministério da Agricultura, e nesse período criou e coordenou a rede nacional de agrometeorologia. Coordenou vários projetos em rede nacional e foi Chefe da Embrapa Informática Agropecuária no período 2005 a 2009. Coordena projetos na área de mudanças climáticas e seus impactos na agricultura. Criou e coordenou a sub rede clima e agricultura da rede clima do MCT&I até 2013. É membro do comitê científico do Painel Brasileiro de Mudanças climáticas.Em 2011 foi Secretario de Mudanças climáticas e qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Professor do curso de Mestrado em Agronegócio da FGV EESP. Atualmente é bolsista 1D do CNPq.

  • Sérvio Túlio Prado Júnior

    Possui doutorado em Administração de Empresas pela FGV EAESP. Atualmente é professor da Fundação Getulio Vargas. Realizou pesquisas em temas como os das estratégias emergentes e da estratégia como prática ("strategy as practice") . Atua profissionalmente como gestor e consultor em estratégia de negócios. Desde de 2014 gerencia empreendimento de capital de risco no segmento de agricultura de precisão (Elio Tecnologia). Em 2016 tornou-se o representante para a América do Sul do Leadership Pipeline Institute (LPI), consultoria global de desenvolvimento empresarial.

  • Cecília Fagan Costa

    Graduada em Engenharia Agronômica pela Unesp e pós-graduada pela Esalq - USP. Atualmente é gerente do Centro de Agronegócio da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Anteriormente atuou como chefe da Assessoria Técnica e Assessora Especial do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assessora Executiva da Presidência da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG) e produtora do Programa "Painel Rural", talk-show semanal veiculado pelo Canal Rural.

  • Felippe Serigati

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Economia de Empresas pela FGV EAESP. Atualmente é professor e pesquisador da FGV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária.

  • Annelise Vendramini

    Coordenadora do Programa de Pesquisa Finanças Sustentáveis no Centro de Estudos em Sustentabilidade associado à FGV EAESP. Possui graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP, MBA em Finanças pelo IBMEC, mestrado e doutorado em Administração de Empresas pelo PPGA da FEA/USP.

  • Aron Belinky

    Doutorando na FGV EAESP em pesquisa sobre referenciais para avaliação de empresas sob a perspectiva da sustentabilidade, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP, com formação em Administração Pública pela mesma Escola e em Geografia pela FFLCH/USP. É sócio líder da ABC Associados, pesquisador e consultor especialista em sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e consumo consciente. É desde 2014, responsável técnico pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), dentre outros projetos relacionados à gestão e avaliação de empresas pela perspectiva do desenvolvimento sustentável. Atua também no campo de negócios e investimentos de impacto.

     

     

  • Guarany Ipê do Sol Osório

    Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP. Mestre em Direito, na área de Ciências Jurídico-Ambientais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV EAESP e professor da Escola no Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade – Linha Sustentabilidade.

  • Roberto Domenico Laurenzana

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(1998). Tem experiência na área de Economia

  • David Roquetti Filho

    Possui graduação em Engenharia Metalurgica pelo Centro Universitário da FEI. Mestre em Agronegócios pela Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). 

  • Susian Martins

    Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado e Doutorado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Trabalhou em instituições como Embrapa, Cepagri/Unicamp, FGV, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Membro e pesquisadora do Observatório ABC, uma iniciativa da FGVAgro com o objetivo de envolver a sociedade no debate sobre economia de baixo carbono. Atualmente também atua como consultora agroambiental nos seguintes temas: mudança no uso do solo e gestão de uso da terra; classificação de uso do solo e fitofisionomias florestais; adaptação e mitigação às mudanças climáticas; agropecuária de baixa emissão de carbono; paisagens agrícolas sustentáveis; mecanismos financeiros para os setores agropecuário e florestal; recomposição florestal; valoração do capital natural.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.