A Fundação Getulio Vargas está pelo décimo ano seguido entre os melhores think tanks do mundo. É o que aponta o 2019 Global Go To Think Tank Index Report, divulgado pela Universidade da Pensilvânia.
Nesta edição, a FGV ficou na 5ª posição, figurando entre os cinco melhores think tanks do mundo, além de ter sido considerada o melhor think tank da América Latina pelo décimo primeiro ano consecutivo. A instituição também se tornou hors concours em outra categoria, após ter sido eleita o think tank mais bem administrado do mundo pelo terceiro ano seguido.
Em várias outras categorias a instituição ocupa posições de destaque, figurando no top 10. São elas: o 4º melhor centro de estudos regionais; o 4º em políticas sociais; o 6º em avanços nas áreas de pesquisa e inovação; o 7º em pesquisa transdisciplinar; o 7º em ideia ou paradigma desenvolvido; o 8º em melhor conferência realizada; o 8º em colaboração institucional com dois ou mais think tanks; e o 10º em desenvolvimento de políticas públicas.
O ranking da Universidade da Pensilvânia é elaborado desde 2006 pelo Think Tanks and Civil Societies Program e considera quase 8 mil think tanks em todo o mundo. O material completo está disponível no site do Global Go To Think Tank Index.
Por cinco anos consecutivos, de 2010 a 2015, a FGV foi eleita uma das 150 melhores instituições de ensino superior do mundo, cujo principal critério de avaliação é a formação de profissionais prontos para o mercado de trabalho. A avaliação é feita pelo Global Employability University Ranking e divulgada pela revista britânica Times Higher Education.
O OneMBA da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) foi escolhido como o melhor MBA executivo da América Latina e figura entre os 55 melhores do mundo, segundo o Executive MBA Ranking 2019, realizado pelo jornal Financial Times.
O programa está à frente de renomadas instituições internacionais e é o único brasileiro entre os 55 melhores. Totalmente oferecido em inglês, o OneMBA é desenvolvido pela FGV EAESP, em parceria com a EGADE Business School Tecnológico de Monterrey (México), a Rotterdam School of Management (Holanda), a University of North Carolina Kenan-Flagler Business School (EUA) e a Escola de Administração da Xiamen University (China).
Baseado em entrevistas com ex-alunos de escolas de negócios de todo o mundo, o ranking do Financial Times avalia itens como o incremento salarial após o fim do curso, progressão na carreira, o número de alunos de outros países, de alunos com doutorado e diversidade de gênero. Confira a colocação do OneMBA no ranking FT.
A FGV EPGE tem sido apontada há vários anos como o primeiro departamento de economia da América Latina pelo Ranking Internacional de Departamentos de Economia da Universidade de Tilburg (no critério Tilburg e lista completa de periódicos).
Para saber mais sobre o ranking, clique aqui.
A FGV EPGE ocupa o 1º lugar no índice RePEc (Research Papers in Economics) no Brasil. O ranking foi construído com base na produção e citação dos artigos dos pesquisadores, medindo a produtividade e o impacto em pesquisa acadêmica. A IDEAS-RePEC é uma base de dados bibliográficos dedicados ao segmento econômico, sendo parte integrante da Research Papers in Economics (RePEc), uma associação que reúne mais de 1 milhão de pesquisas e trabalhos de vários países, com foco no desenvolvimento na área em diversos aspectos.
A ANPEC realiza anualmente o Exame Nacional de Seleção de candidatos aos cursos de mestrado em Economia oferecidos por seus centros membros ou associados. Os objetivos do Exame são avaliar a qualificação acadêmica dos candidatos e fornecer aos centros os resultados da avaliação.
2019
2018
O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: 1 - média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; 2 - média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; 3 - distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item 2 para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu. Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade. Fonte: Portal MEC.
MEC/ IGC 2018
MEC/ IGC 2017 – 1º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 2º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 3º Colocado Nacional – Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); 11º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP); 12º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE); 15º Colocado Nacional – Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP); 20º Colocado Nacional – Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp); 36º Colocado Nacional – Escola de Direito de Rio de Janeiro (FGV Direito Rio)
MEC/ IGC 2016 – 1º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 2º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 6º Colocado Nacional – Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); 13º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE); 16º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP); 35º Colocado Nacional – Escola de Direito de Rio de Janeiro (FGV Direito Rio); 39º Colocado Nacional – Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP).
MEC/ IGC 2015 – 1º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 2º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 7º Colocado Nacional – Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); 12º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE); 15º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP); 31º Colocado Nacional – Escola de Direito de Rio de Janeiro (FGV Direito Rio); 37º Colocado Nacional – Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP).
MEC/ IGC 2014 – 1º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 2º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 3º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE); 8º Colocado Nacional – Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); 13º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP); 17º Colocado Nacional – Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP).
MEC/ IGC 2013 – 1º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 2º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 3º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE); 8º Colocado Nacional – Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); 17º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP); 19º Colocado Nacional – Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP).
MEC/ IGC 2012 – 1º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 2º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 5º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE); 7º Nacional – Escola Superior de Ciências Sociais (FGV CPDOC).
MEC/ IGC 2011 – 1º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 2º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 8º Colocado Nacional – Escola Superior de Ciências Sociais (FGV CPDOC); 10º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP); 12º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE).
MEC/ IGC 2010 – 1º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 3º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 8º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP); 10º Colocado Nacional – Escola de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE).
MEC/ IGC 2009 – 1º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 3º Colocado Nacional – Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP); 7o Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP); 1º lugar entre as Escolas de Direito de São Paulo – Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP).
MEC/ IGC 2008 – 2º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE); 3º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 5º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).
MEC/ IGC 2007 – 1º Colocado Nacional – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE); 3º Colocado Nacional – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE); 4º Colocado Nacional – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004. A periodicidade máxima de avaliação de cada área do conhecimento é trienal.
Enade – 2018
- Conceito 5 (Nota Máxima):
- Conceito 4:
Enade – 2017
- Conceito 5 (Nota Máxima):
- Conceito 4:
Enade – 2015
- Conceito 5 (Nota Máxima):
- Conceito 4:
Enade – 2014
- Conceito 5 (Nota Máxima):
Enade – 2012
- Conceito 5 (Nota Máxima):
- Conceito 4:
Enade – 2011
- Conceito 4:
Enade – 2009
- Conceito 5 (Nota Máxima):
- Conceito 4:
O Sistema de Avaliação da Pós-graduação foi implantado pela Capes em 1976 e desde então vem cumprindo papel de fundamental importância para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, e compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG. Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de 1 a 7 para programas stricto sensu acadêmicos e de 1 a 5 para Mestrados Profissionais fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de “reconhecimento”, a vigorar no triênio subsequente. Fonte: Portal MEC/Inep.
CONCEITO CAPES 2017
FGV CPDOC – Escola de Ciências Sociais (RJ)
FGV Direito Rio – Escola de Direito do Rio de Janeiro (RJ)
FGV Direito SP - Escola de Direito de São Paulo (SP)
FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (SP)
FGV EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (RJ)
FGV EBAPE/ FGV EAESP (Brasília)
FGV EESP – Escola de Economia de São Paulo (SP)
FGV EMAp - Escola de Matemática Aplicada (RJ)
FGV EPGE – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (RJ)
Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.