• 3º Fórum de Educação Executiva11 Mar 2019 a 22 Mar 201919:00
    Administração
    3º Fórum de Educação Executiva
    Local: FGV Brasília Auditório
    Endereço: SGAN (Setor de Grandes Áreas Norte), Quadra 602, módulos A, B e C, Brasília/DF
    Data: 11 Março 2019 a 22 Março 2019
    Horário: 19:00
    Responsáveis: FGV IDE - Educação Executiva

    A FGV Educação Executiva em Brasília reúne especialistas e líderes de grandes organizações para o 3º Fórum de Educação Executiva, com debates e palestras sobre diversas áreas de conhecimento. Participe e reflita sobre desafios e oportunidades do mercado atual.

    Serão 09 palestras gratuitas, de 11 a 22/03, a partir das 19h, sobre diversos temas da atualidade: Compliance como Instrumento de Combate à Corrupção, Impactos da Revolução tecnológica no Mundo do Trabalho; Digital em 2019 - Prognósticos, Estratégias e Táticas; Planejamento, Governança e Orçamento Público; Regulação da Infraestrutura no Brasil ; Gestão de Processos: Um Desafio Permanente para os Gestores; Técnicas de Valuation Aplicadas à Operações de Fusões e Aquisições; Aula Magna: Ativismo Internacional e Defesa dos Direitos Humanos; e Tendência e Obstáculos à Inovação. Inscreva-se e Participe.

Programação

11 Mar 2019

  • 19h00
    Compliance como Instrumento de Combate à Corrupção

    Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4331&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    Abordar a origem internacional do Compliance e a sua implantação no Brasil. Compliance na esfera Privada e Pública:  convergências e divergências. Programa de Integridade vs Programa de Compliance.

    Palestrante:

    Cláudio Carneiro Bezerra Pinto Coelho -  Advogado e sócio do escritório Claudio Carneiro Advogados. Pós-Doutor pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal).  Doutor e Mestre em Direito Fiscal. Auditor de Compliance e Antissuborno. Presidente da Comissão de Compliance e Governança do IAB. Professor do Curso de Doutorado da Universidade Autónoma de Lisboa. Professor do curso de Mestrado da UniFG/BA. Conselheiro da OAB/RJ. Vice-presidente do Ethic & Compliance International Institute com sede em Portugal. Coordenador do Curso sobre Temas Específicos de Compliance da Fundação Getulio Vargas (FGV).

12 Mar 2019

  • 19h00
    Impactos da Revolução tecnológica no Mundo do Trabalho

    Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4330&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    A Revolução 4.0 está impactando o mundo do trabalho, não apenas no que diz respeito à automação e ao uso de inteligência artificial, mas na forma de trabalhar e nas relações entre todos os stakeholders. Pensar neste cenário e conhecer como as organizações de mercado e públicas tem se comportado neste chamado mundo VUCA é fundamental para construir o futuro.

    A demanda por mais flexibilidade no horário de trabalho, o aumento da expectativa de vida, a tendência de um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal vem estimulando as empresas e os órgãos públicos a adotarem a modalidade do teletrabalho como uma forma de atração e engajamento do seu corpo funcional. Mas como implantar, como gerenciar, comunicar, integrar equipes remotas?

    Moderador: 

    Denize Dutra - Coordenadora MBA FGV

    Palestrantes convidados:

    Marcelo Araújo de Almeida - Presidente da ABRH-DF e membro do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil

    Ana Cláudia Mendonça - Coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Superior Eleitoral

13 Mar 2019

  • 19h00
    Planejamento, Governança e Orçamento Público

    Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4358&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    A ação governamental, ao longo do ciclo de desenvolvimento de políticas públicas, requer planejamento estratégico, estruturação de arquitetura de financiamento sustentáveis no longo prazo e um modelo de governança capaz de viabilizar a entrega tempestiva de bens e serviços públicos. Nesse universo, o orçamento é uma peça essencial pouco dominada pelos gestores envolvidos. Neste Fórum, a FGV traz à tona algumas questões que podem contribuir significativamente para melhoria da efetividade governamental e que é também um espaço de oportunidade para a capacitação de agentes envolvidos com a causa pública.

    Moderador:

    Edson Kenji Kondo - Vice-Diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV

    Painelistas:

    Armando Cunha - Mestre em Administração Pública e bacharel em Administração. Professor da FGV/EBAPE

    Abordará sobre o processo Orçamentário e a Vitalidade das Organizações Governamentais: Reflexões sobre a Atualidade Brasileira

    Benjamin Tabak - Professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV

    Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Pesquisador 1B do CNPq, com artigos publicados nas áreas de Economia, Finanças e Direito. Sua pesquisa foca e métodos experimentais, economia bancária e finanças.

    Luiz Akutsu - Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União

    Abordará sobre Governança orçamentária: contribuições do TCU para a melhoria dos resultados de políticas públicas.

    Mauro Santos Silva - Coordenador MBA FGV 

    Abordará sobre os Procedimentos de Governança Intensivo em Responsabilização, Compliance, Transparência e Accountability

     

14 Mar 2019

  • 19h00
    Digital em 2019 - Prognósticos, Estratégias e Táticas

    Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4359&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    Ética, privacidade, empatia, nova onda de blockchain, autonomia das coisas, tecnologias imersivas, várias outras inserções tecnológicas de um lado e importantes mudanças sociais de outro. O evento discute formas de identificar oportunidades, assim como selecionar, priorizar e operacionalizar o processo de transformação digital em suas empresas diante do cenário do ano que se apresenta.

    Palestrante:

    André Miceli - Coordenador MBA FGV. Mestre em Administração, com MBAs em Gestão de Negócios e em Marketing, Pós-graduado no programa Advanced Executive Certificate Program in Management, Innovation & Technology, do Massachusetts Institute of Technology - MIT e cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela PUC-RJ. É Diretor Executivo da Infobase e da agência IInterativa. Já ganhou mais de 20 prêmios de internet e tecnologia, incluindo, o melhor aplicativo móvel desenvolvido no Brasil em 2014. Autor dos livros "Planejamento de Marketing Digital", entre os campeões de venda da Editora Brasport, "Estratégia Digital: Vantagens Competitivas na Internet" e "UML Aplicada: Da Teoria à Implementação" publicados pela Editora Ciência Moderna. Trabalhou para empresas como TV Globo, Globosat, SuperVia, Generali, além de mais de 20 fundos de pensão. Suas áreas principais de atuação são simplificação da Tecnologia da Informação através de iniciativas de Big Data, IoT, Mobile além do Planejamento de Marketing Digital e Cocriação.

18 Mar 2019

  • 19h00
    Regulação da Infraestrutura no Brasil

     Inscreva-se:  http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4339&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    Regulação, de acordo com o Oxford Handbook of Regulation, é “both a technical fix to a problem and a source of problems itself and as inherently a site where different political and economic forces come into contest”. Todos os setores são, de alguma forma, regulados pelo governo – em menor ou maior grau. Especificamente infraestrutura costuma ser densamente regulado, basicamente por dois motivos: primeiro, por ser um serviço altamente necessário à população local (por isso, com maior interesse do governo em garantir o sucesso dos projetos); e, segundo, porque muitos são classificados como “monopólios naturais”, isto é, há apenas um prestador de serviço para atender à população – o que, sem uma regulação de preços, poderia levar à cobrança de valores abusivos por parte do operador. O problema é que, como a definição do Oxford Handbook diz, regulação malfeita ou em excesso pode piorar o problema, em vez de resolvê-lo. Ainda, achar o ponto “ótimo” de equilíbrio entre os interesses das três partes interessadas – poder concedente (governo), concessionária (investidor) e usuário (população atendida pelo serviço) é difícil e pode causar disputas por interesses políticos e econômicos. Justamente porque a solução é complexa e a negociação, longa, não é possível que as regras sejam alteradas com frequência – até porque os contratos de concessão têm longa maturação. Esta apresentação busca debater a formatação de regras de qualidade, replicáveis e estáveis, dando as condições necessárias à atração de novos investimentos nos diferentes setores de infraestrutura.

    Palestrante:

    Diogo Mac Cord de Faria -  Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura no Brasil.

    Engenheiro mecânico, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard, mestre em desenvolvimento de tecnologia pelo LACTEC e doutor em sistemas de potência (regulação do mercado de energia) pela USP. É certificado CP3P-F, pela APMG International. Com mais de 10 anos de experiência na área, atuou ao lado de governos, agências reguladoras e investidores na estruturação de projetos e no aperfeiçoamento dos cenários regulatórios de concessões de infraestrutura. Foi coordenador do MBA do Setor Elétrico da FGV Management e professor de regulação econômica e tarifas. Foi co-fundador e coordenador-geral do Projeto infra2038 - iniciativa que busca colocar o Brasil entre as 20 primeiras colocações do ranking de infraestrutura do Fórum Econômico Mundial até 2038. Foi sócio-líder de governo e regulação da infraestrutura na KPMG do Brasil, diretor (pro-bono) das divisões de saneamento básico e logística da FIESP e membro de diferentes comitês na ABDIB. É atualmente Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura no Ministério da Economia.

19 Mar 2019

  • 19h00
    Gestão de Processos: Um Desafio Permanente para os Gestores

    Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4332&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    As organizações, na busca pela eficácia e eficiência da gestão, têm repensado a condução de suas atividades de uma forma mais abrangente e estruturada, onde essas atividades passam a ser analisadas em termos de processos de trabalho. Dessa forma, é de grande importância conhecer os conceitos e as metodologias sobre o alinhamento dos processos à estratégia e à estrutura organizacional, bem como sobre o ciclo da gestão de processos (mapeamento, análise, desenho, transformação e medição).

    Palestrante:

    Maria Elisa Bastos Macieira -  Professora MBA FGV.  Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE). Administradora pela FGV EBAPE. • Coautora dos Livros: "O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho", "Os Indicadores Nossos de Cada Dia", "A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro" e "Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias". Autora do Curso "Gestão do Poder Judiciário" da FGV Online.

20 Mar 2019

  • 19h00
    Técnicas de Valuation Aplicadas à Operações de Fusões e Aquisições

    Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4360&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    Incertezas sobre a retomada da economia brasileira têm revelado boas oportunidades de investimento por meio da aquisição de empresas. Projetos de Fusão & Aquisição (M&A - Mergers and Acquisitions) envolvem longo processo negocial até que as partes acordem parâmetros sobre o valor do negócio pretendido. A palestra “Técnicas de Valuation Aplicadas a Operações de Fusões & Aquisições” abordará aspectos do processo de da valoração de empresas alvo de projetos de M&A.

    Palestrante:

    Diego Ozorio - Professor dos programas MBA e Pós MBA da FGV; Doutorando pelo ISCTE-IUL, Lisboa – PT e pela ESC Rennes, Rennes – FR. Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Análise de Risco. Autor dos Livros “Análise Fundamentalista” (coleção Ágora Sênior) e Gestão de Capital de Giro (coleção FGV).Consultor com experiência de 22 anos em Finanças Corporativas e de Mercado, atuando em projetos de reestruturação de empresas, diagnóstico econômico-financeiro, reestruturação de passivos, Fusões e Aquisições, avaliação de ativos, estratégias empresariais e financeiras, orçamento de capital de projetos de investimento, estruturação de departamento de inteligência de negócio e treinamento corporativos para empresas como: Andrade Gutierrez, Vale, Petrobras, Banco do Brasil, Losango, Vivo, ANTT, BNDES, TOTVS, Aracruz, Odebrecht, Caixa Econômica, Petros, Ágora Corretora, Souza Cruz, Eletrobrás, Embrat

21 Mar 2019

  • 19h00
    Aula Magna: Ativismo Internacional e Defesa dos Direitos Humanos

    Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4340&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    “Ativismo Internacional e Defesa dos Direitos Humanos”, com a participação da Deputada Federal Joênia Wapichana, primeira mulher indígena no Brasil a ser eleita para o cargo. O evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, tem como objetivo debater a promoção internacional dos Direitos Humanos, abordando especialmente a proteção dos povos indígenas no âmbito regional e internacional. O público-alvo do evento contempla tanto estudantes, profissionais da área ou aqueles interessados pelo tema.

    Moderador:

    Oliver Stuenkel - Coordenador MBA FGV

    Palestrante convidada:

    Joênia Batista de Carvalho – Deputada Federal

    Mais conhecida como Joênia Wapichana, é uma advogada e política brasileira. Primeira indígena do Brasil a exercer a profissão de advogada e a litigar em defesa dos direitos indígenas, estudou na Universidade Federal de Roraima e na University of Arizona, nos EUA, para se dedicar à defesa das causas dos povos indígenas. Recebeu o Prêmio Reebok pela sua atuação na defesa dos direitos humanos e o Prêmio de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), além de ser condecorada com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Nas eleições de 2018, foi a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal por Roraima.

22 Mar 2019

  • 19h00
    Tendência e Obstáculos à Inovação

    Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4338&P_IDIOMA=0

    Sobre a palestra:

    Atualmente, diversas organizações estão passando (ou querendo passar) por Transformações Digital e Ágil. Fala-se muito também em gestão da inovação, open innovation, mudança da proposta de valor, mindset ágil, MVP etc. Entretanto, pouco se fala nos obstáculos à inovação. Nessa palestra, será discutido as tendências de gestão, os obstáculos à inovação e como esses dois temas se entrelaçam no contexto organizacional, criando esterias e excessos organizacionais - war-room, reuniões de status 2x por dia, "go horse - mode insane: on" etc

    Palestrantes:

    Adriel Rodrigues  - CEO da Shimejito, Startup brasileira que está internacionalizando agora.

    Gino Terentim  - Consultor de Organização e Estratégia na Superintendência de Inteligência Corporativa e Estratégia da CAIXA e mentor de Startups

    Lindália Reis - Primeira brasileira selecionada Singularity University NASA em 2010. CEO Ions Innovation, co-Fundadora Movimento #Juntospe

    Jorge Mario Campgnolo -  Diretor das Tecnologias Estruturantes da Secretaria de Empreendorismo e Inovação do MCTI

    Wankes Leandro - Especialista em Gestão de Projetos (George Whashington University/ESI International), Política e Estratégia (Escola superior de Guerra/MD), Soft Skills (The Society of NLP).

Local

FGV Brasília - Auditório
SGAN (Setor de Grandes Áreas Norte), Quadra 602, módulos A, B e C, Brasília/DF

Confira outros eventos