• 4º Fórum de Educação Executiva FGV24 jul 2019 a 16 ago 201919:00 a 22:00
    Administração
    4º Fórum de Educação Executiva FGV
    Local: FGV Brasília Auditório
    Endereço: SGAN (Setor de Grandes Áreas Norte), Quadra 602, módulos A, B e C, Brasília/DF
    Data: 24 Julho 2019 a 16 Agosto 2019
    Horário: 19:00
    Responsáveis: FGV IDE - Educação Executiva

     A FGV Educação Executiva em Brasília reúne especialistas e líderes de grandes organizações para o 4º Fórum de Educação Executiva, evento promoverá debates e palestras sobre diversas áreas de conhecimento. Participe e reflita sobre desafios e oportunidades do mercado atual.

     

Programação

24 jul 2019

  • 19h00
    Relevância dos Indicadores Gerenciais Gerados pela Controladoria e Indicadores de Performance para Decisões dos Stakeholders

    Avaliação dos indicadores gerenciais gerados pela Controladoria como base para o planejamento, controle e projeção orçamentária. Abordagem dos indicadores de desempenho extraídos das demonstrações contábeis para respaldar os stakeholders em suas decisões de investimento e captação de recursos.

    PALESTRANTES

    André Limeira - Ph.D em Administração pela Florida Christian University, Mestre em Contabilidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador Acadêmico Executivo do MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria e Professor do IDE/FGV. Autor e co-autor de cinco livros pela Editora FGV e Editora Laços. Autor de artigos publicados em revistas científicas.

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30 jul 2019

  • 19h00
    O Futuro do Profissional de Gerenciamento de Projetos, Construído Hoje!

    O crescimento da atividade no Brasil e no mundo e, particularmente, a evolução do papel feminino nesse contexto, na liderança, na gestão, e demais aspectos.

    MODERADOR:

    André Baptista Barcaui - Coordenador MBA FGV. Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, Doutor em Administração pela UNR, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF e graduado em Tecnologia da Informação e Psicologia Clínica, com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Foi Project Office Manager da Hewlett-Packard Consulting responsável pela região Latino-Americana e Gerente de Programa e Serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999. Coordenador dos MBAs em Gerência de Projetos e Gestão de Tecnologia da Informação da FGV. Membro do conselho do IPMA Brasil, do PMI Chapter Rio, revisor técnico da revista MundoPM e certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute. Palestrante e autor de diversos artigos e livros na área gerencial.

    PALESTRANTES

    Carla Wandscheer Krieger - SAFe Agilist, PMP, CSM e ITIL–F, é Consultora de Gestão e Gerenciamento de Projetos, desenvolvimento de liderança, transformação de negócio e transformação digital, com foco em transformação cultural (certificação TCS em andamento). Diretora da Aleia -Soluções em Transformação de Negócios, Msc - UFRGS, MBA Executivo -ESPM, Coach Certified - ICC (Institute of Coaching Community), graduada pelo PMI Leadership Institute Master Class. Voluntária do PMI desde 2003, ocupando cargos executivos nos capítulos do PMI Rio Grande do Sul e do PMI Rio de Janeiro. Atual p!residente do PMI Rio, liderando um conselho de administração para alcançar resultados de negócios alinhados com o Plano Estratégico do PMI GHQ.

    Nathália Kwirant Tatagiba - Gerente de Projetos focada em entregar projetos, programas e portfólio baseados em resultados, com atenção principal em gerenciamento de mudanças, gerenciamento de stakeholders, cultura organizacional e tecnologia. Durante os últimos dez anos, foi responsável por vários projetos em defesa nacional, logística e tecnologia. Atualmente, tem trabalhado com gerenciamento de equipe de facilitação na Agência Nacional de aviação civil (ANAC), em 2018 eleita Presidente do Project Management Institute – Chapter Distrito Federal (PMI-DF) para o biênio 2019-2020, antes foi voluntária nas funções de Vice-Presidente, diretora de certificação e PMO. Tem a oportunidade de engajar pessoas em nossos projetos, compartilhar conhecimento e experiência através da promoção de gerenciamento de projetos.

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31 jul 2019

  • 19h00
    Oportunidades e Desafios para a Estratégia Digital sob a Perspectiva Analítica

    As flutuações no quadro econômico, a rápida evolução do ambiente digital e as mudanças nos hábitos de pessoas, empresas e mesmo países exigem um esforço intenso de organizações em todos os setores, no sentido de se tornarem mais proativas e eficazes. Neste novo cenário, as habilidades analíticas se tornaram um dos recursos mais críticos. Esta competência analítica vai além dos aspectos técnicos e demanda novas habilidades que favoreçam a adequada formulação e modelagem de problemas. No mundo de hoje, tais habilidades são escassas e se tornam cada vez mais necessárias, à medida em que a sociedade percebe que "o dado é o novo petróleo".

    PALESTRANTES

    José Luiz Kugler - Professor da FGV-EAESP; PhD in Business Administration (University of Pittsburgh). Idealizador e coordenador do MBA in Business Analytics & Big Data da FGV. Desenvolve projetos e pesquisas em gestão estratégica, business analytics e modelagem informacional. Exerceu funções diretivas e consultivas em diversas empresas, no Brasil e exterior. Foi Latin America Director, Informix Corporation (Miami); Director of Professional Services, CPM Systems (Fort Lauderdale); Diretor Técnico, CPM Sistemas (São Paulo); Diretor Executivo de Novos Negócios, CTIS S/A (Brasília); General Manager, Morgen Trading Company (New York); e Diretor Presidente, Optimize Tecnologia (São Paulo), entre outros. Desenvolveu projetos no Brasil e Estados Unidos, e também na África do Sul, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela. Foi Professor na Fordham University, New York; e University of Pittsburgh. É autor de três livros e diversos artigos na área de gestão, além da orientação de dezenas de teses e trabalhos científicos.

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01 ago 2019

  • 19h00
    Planejamento, Financiamento e Governança Pública

    A ação governamental, ao longo do ciclo de desenvolvimento de políticas públicas, requer planejamento estratégico, estruturação de arquitetura de financiamento sustentáveis no longo prazo e um modelo de governança capaz de viabilizar a entrega tempestiva de bens e serviços públicos. Nesse universo, o desenvolvimento de um bom sistema de governança e de modelos de avaliação de políticas públicas constituem peças complementares e essenciais ao êxito das ações de governo.

    Neste Fórum, a FGV traz à tona algumas questões que podem contribuir significativamente para ampliação dos padrões de eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais e a capacitação de profissionais que desenvolvem atividades relacionados ao desenvolvimento de políticas públicas no âmbito do Poder Executivo (dos Ministérios, fundações autarquias, agências reguladoras, empresas públicas e órgãos de controle), do Judiciário, do Legislativo e dos Tribunais de Contas.

    PALESTRANTE

    Mauro Santos Silva - Economista, Doutor em Economia pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). É técnico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). Trabalhou no Tribunal de Contas, na Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, na Secretaria de Planejamento do Investimento Estratégico (SPI/MP) do Ministério do Planejamento, e na Comissão de Finanças e Tributação – CFT, da Câmara dos Deputados. Atuou como bolsista de pesquisa da Fundação Economia de Campinas – FECAMP, vinculada a Universidade de Campinas – Unicamp e da Fundação Universitária José Bonifácio, vinculada a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Desenvolveu estudos para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. É professor de Economia da Fundação Getulio Vargas – FGV/Management desde 2001.

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07 ago 2019

  • 19h00
    Configurando e Reconfigurando a Estratégia Empresarial

    As transformações que ocorrem no mundo, em particular no ambiente de negócios e seus reflexos no ecossistema empresarial, entendido como a rede que engloba uma empresa e seus respectivos fornecedores, clientes e demais parceiros, desafiam a sobrevivência das empresas e um ciclo virtuoso de geração e agregação de valor. Isso gera a necessidade de agilidade no desenvolvimento, implementação e avaliação de estratégias robustas a partir do monitoramento dos resultados de perfomance.

    MODERADOR:

    Annibal Affonso Neto - Coordenador do MBA em Gestão Empresarial, o professor Annibal Affonso Neto é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); com especialização em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e em Marketing pela Califórnia State University; mestre em Administração também pela UnB; e doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    Com vasta experiência profissional, ele já atuou nas áreas de Engenharia da Produção e Administração, com ênfase em Estratégia, Gestão de Processos e Marketing.
    Atualmente, é também professor associado da Faculdade de Tecnologia da UnB.

    PALESTRANTES

    Rosângela Gravia - Graduada em Administração de Empresas (1986). Curso de Extensão em Gerência e Projetos – AEUDF. Especialização em Custo da Produção pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). MBA em Gestão Estratégica pela FIA-USP, Especialização em Gestão Competitiva pela FIA-UPS. Diretora executiva do grupo Gravia, presidente do conselho do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Setor Produtivo do Distrito Federal - DESP-DF, integrante da diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal – ABITAM.

    Jorge Mansur - Diretor do Leonardo da Vinci.

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08 ago 2019

  • 19h00
    Cultura Corporativa e Transformação Digital

    Os profissionais e organizações estão diante de uma era na qual espera-se que líderes e equipes se adaptem e preparem suas organizações para desafios em um ambiente influenciado pelos ativos digitais, deixando o cenário competitivo cada vez mais complexo. Profissionais devem ter as habilidades necessárias para liderar a si mesmo e, em seguida, traduzir esse conhecimento para liderar outras pessoas e formar uma colaboração de equipe eficaz na era digital. Desta forma, cria-se uma cultura adaptada aos tempos de transformação digital. O evento trará provocações e fará reflexões sobre como mudar a cultura da organização de forma que ela seja capaz de liderar os novos tempos.

    PALESTRANTES

    André Miceli - Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e em Marketing, também pelo Ibmec RJ. Pós-graduado no programa Advanced Executive Certificate Program in Management, Innovation & Technology, do Massachusetts Institute of Technology - MIT e cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela PUC-RJ. É Diretor Executivo da Infobase e da agência IInterativa. Já ganhou mais de 20 prêmios de internet e tecnologia, incluindo, o melhor aplicativo móvel desenvolvido no Brasil em 2014. Autor dos livros "Planejamento de Marketing Digital", entre os campeões de venda da Editora Brasport, "Estratégia Digital: Vantagens Competitivas na Internet" e "UML Aplicada: Da Teoria à Implementação" publicados pela Editora Ciência Moderna. Coautor do curso de Gestão de TI do MBA do Ibmec RJ e professor dos MBAs de Marketing Digital e Internacional da FGV. Trabalhou para empresas como TV Globo, Globosat, SuperVia, Generali, além de mais de 20 fundos de pensão. Suas áreas principais de atuação são simplificação da Tecnologia da Informação através de iniciativas de Big Data, IoT, Mobile além do Planejamento de Marketing Digital e Cocriação.

    Ricardo Yogui - Aliando experiência em negócios disruptivos e sólida formação acadêmica, colabora na integração Indústria•Academia•Governo através do Ecossistema de Inovação para promover impactos nos negócios, na indústria e na sociedade. É o autor do FRAMEWORK DE INOVAÇÃO ©, modelo aberto, adotado por empresas, startups, universidades e instituições de apoio às empresas. Tem contribuições com Think Tanks de Inovação como Open Innovation BR, Fortec, BIN@, ECOA e Anpei; Professor de Pós-Graduação e de Educação Executiva da FGV e Membro da Agência de Inovação da PUC-Rio; Palestrou em congressos como Fórum de Inovação da Harvard Business Review, Campus Party/Executive Summit, Amcham Executive Meeting, GAME XP, IT FORUM X, START.101, BIN@Porto (Portugal), Fasttrack Lab ABDI, FINIT, ASUG, Govtech/Startse, Hacking Rio e Innovation Weeks (Suécia e Brasil); Colaborou na introdução da impressão 3D no Brasil na década de 1990.

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14 ago 2019

  • 19h00
    A Arte da Avaliação de Empresas e Startups

    A avaliação do valor de mercado de qualquer ativo, como empresas de todos os portes e startups, é um processo tão complexo quanto subjetivo, que envolve métodos quantitativos, criatividade, percepção e bom senso. Conhecer o valor de uma empresa é muito importante quando surge a oportunidade de crescimento do negócio, com a entrada de um investidor, ou para a análise de uma proposta de compra ou venda da empresa. A palestra mostra a importância do conhecimento do valor do negócio para seus proprietários, sócios ou acionistas, e apresenta, em linhas gerais, os principais métodos utilizados no mercado.

    PALESTRANTES

    Marcus Vinícius Quintella Cury - Doutor em Engenharia de Produção, pela COPPE/UFRJ. Mestre em Transportes, pelo Instituto Militar de Engenharia-IME. Pós-Graduado em Administração Financeira, pela EPGE/FGV. Engenheiro Civil, pela Universidade Veiga de Almeida. Atualmente, é sócio e fundador da startup fintech Netcredito.com.br e coordenador da FGV Transportes. Anteriormente, ocupou as posições de diretor de engenharia de transportes na Odebrecht TransPort S.A. e diretor técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Na área acadêmica, atua há 23 anos na FGV como professor da área de finanças e como coordenador acadêmico dos seguintes cursos: MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance e MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios. Co-autor dos livros Finanças Corporativas e Análise de Projetos de Investimento, pela Editora FGV, e autor do livro Empreendedorismo e Gestão de Negócios, pela Synergia Editora.

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15 ago 2019

  • 19h00
    Inovação como Ferramenta de Desenvolvimento

    A inovação é um processo longo, incerto e que exige um conjunto de recursos (humanos, materiais e financeiros) para que se realize. Inovar não é fácil, mas a sua consecução promove o desenvolvimento de empresas, regiões e países como nenhum outro fator produtivo é capaz de fazer.

    PALESTRANTES

    Conceição Aparecida Vedovello - Formada em Economia (PUC-SP), na, com Mestrado em Desenvolvimento Econômico (PUC-SP) e Doutorado em Política de Ciência e Tecnologia pela Science Policy Research Unit (SPRU), University of Sussex, Reino Unido. Desde que retornou do exterior, atuou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, via PNUD), na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTIC), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP). Atua como professora colaboradora da EBAPE, Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

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16 ago 2019

  • 19h00
    O Papel da Liderança no Mercado de Saúde: Uma Reflexão Sobre as Expectativas na Transformação do Setor

    Indústria da Saúde: trazendo a inovação para o setor no enfrentamento dos custos e melhoria da qualidade. Prestadores/Hospitais, financiadores e operadoras: gestão para custos que não param de crescer.

    PALESTRANTES

    Marcos Fumio Koyama - Turnaround Manager do CIES Global desde Dez./2018; Vice-Presidente Médico drconsulta.com 2015~2018; Superintendente do Hosp. São Joaquim da Beneficência Portuguesa de São Paulo 2014-2015; Superintendente Médico do Hosp. das Clinicas da FMUSP/SP 2011-2014; Diretor Executivo - ICESP – Instituto do Câncer do Estado de SP 2008-2010; Diretor Executivo - Instituto de Radiologia do HCFMUSP/SP 2007-2009; Gerente Médico de Sinistro Saúde - Unibanco AIG Saúde Seguradora 2004-2007; Coordenador de Auditoria Médica da NotreDame Seguradora e Intermédica Saúde 2002-2004; Formado pela Medicina-USP, 1998; Economia pela FEA-USP, 1993; Pós-graduado em Administração de Sistemas de Saúde-FGV/EAESP, 2001; Mestre em Administração de Empresas–FGV/EAESP, 2006; Professor do MBA Executivo em Gestão de Clinicas, Hospitais e Indústrias da Saúde dos Núcleos Brasília e São Paulo da FGV.

    Michel Conte - Country Lead da UCB Biopharma, empresa Belga de pesquisas biofarmacêuticas ,além de ocupar a função de Diretoria Executiva dos Departamentos de Acesso ao Mercado e Relações Governamentais, Licitações Públicas e Comercial. Membro ativo do conselho da INTERFARMA e SINDUSFARMA. Atuou anteriormente como executivo na Pfizer, Abbott, Boerhringer-Ingelheim, Bristol-Myers Squibb e Mallinckrodt. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Finanças Corporativas pelo INSPER, Planejamento Estratégico de Negócios pela La Sabana, Six Sigma pela B-MS Princeton, New Jersey. Professor do MBA Executivo em Gestão de Clínicas Hospitais e Indústrias da Saúde dos Núcleos Próprios Brasília e São Paulo da FGV.

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Local

FGV Brasília - Auditório
SGAN (Setor de Grandes Áreas Norte), Quadra 602, módulos A, B e C, Brasília/DF

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