• Entre a Fúria e a Loucura: análise de duas formas de torcer pelo Botafogo de Futebol e Regatas13 dez 201714h00 até 16h00
    Ciências Sociais
    Entre a Fúria e a Loucura: análise de duas formas de torcer pelo Botafogo de Futebol e Regatas
    Local: Sede FGV - Auditório 1027
    Endereço: Praia de Botafogo, 190, Auditório 1027 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 13 Dezembro 2017
    Horário: 14h00

    O evento contará com a palestra da professora Isabella Trindade Menezes do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, doutoranda da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), seguida de debate com o torcedor Luiz Gustavo Noy, ex-presidente da Fúria Jovem do Botafogo, e com a antropóloga Rosana da Câmara Teixeira, do Departamento de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Por ocasião do lançamento de seu livro, fruto de uma dissertação de mestrado defendida no programa de Memória Social da UNI-Rio, pesquisadora faz uma apresentação sobre seu trabalho de campo junto a duas torcidas organizadas do Botafogo.

    Este trabalho se enquadra no campo dos estudos sobre futebol e as relações sociais presentes no campo esportivo, mais especificamente, a relação entre as diferentes representações acerca de ser torcedor do Botafogo Futebol e Regatas. O recorte realizado para análise é o estudo de caso de duas torcidas, ou grupos de torcedores do já referido time, a torcida organizada Fúria Jovem do Botafogo e o movimento Loucos pelo Botafogo.

    A abordagem do objeto de estudo tem como pressuposto uma análise multidisciplinar, ou seja, far-se-á uma análise das questões propostas a partir da interface com várias áreas do conhecimento: História, Ciências Sociais, Antropologia, Memória Social e os Estudos da Linguagem.

     

Local

Sede FGV - Auditório 1027
Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Confira outros eventos

Livros