Fórum Nacional Concessões de Ferrovias: Oportunidades e Soluções

Sobre
O Fórum Nacional Concessões de Ferrovias: Oportunidades e Soluções acontece no dia 27 de junho, em São Paulo, com um conteúdo exclusivo e voltado aos novos negócios na agenda de ferrovias, modal que o Governo pretende dobrar a participação na matriz de transporte até 2025, saindo dos atuais 15% para 30% neste curto prazo.
27/06/2019Credenciamento e Welcome Coffee
27/06/2019Abertura do Evento pelo Presidente de Mesa
Luis Felipe Valerim
Sócio do Xavier Vasconcelos Valerim Advogados
27/06/2019ANTT na Retomada do Setor Ferroviário | Mudanças para Novos Investimentos
– Novo modelo regulatório desenhado para as empresas e baseado em resultados e no nível do serviço prestado
– Garantias para assegurar investimentos para melhoria e expansão da malha ferroviária
– Investimentos na aquisição de equipamentos ferroviários e na execução de planos ambientais
– Nova fase de exploração, manutenção e conservação da infraestrutura ferroviária
Mario Rodrigues Junior
Diretor-Geral da ANTT
Alexandre Porto
Superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT
27/06/2019PLS 261/2018 | Como se Dará a Autorização, a Competição Entre as Empresas e a Interconexão na Malha?
O Projeto de Lei no Senado permite à iniciativa privada a construção e a operação de suas próprias ferrovias com significativo aumento do investimento, construção e exploração da infraestrutura ferroviária. A expansão será em um regime mais desburocratizado? Grandes ferrovias também poderão ser autorizadas? Quais serão os impactos para indústria da produção e material rodante?
– Exploração do transporte ferroviário como atividade econômica
– Autorização da autorregulação ferroviária
– Disciplina do trânsito e do transporte ferroviário
Marcos Kleber Ribeiro Felix
Assessor Especial do Gabinete do Ministro do Ministério da Infraestrutura
27/06/2019Coffee Break e Networking
27/06/2019PPI | Ampliação da Estratégia em Infraestrutura Ferroviária no Brasil
Além da Ferrovia Norte-Sul, três ferrovias importantes para o escoamento da produção agrícola do país devem entrar em operação nos próximos 15 anos, segundo Governo, especialistas e produtores. São elas: Ferrogrão (EF-170), Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) e Fiol (Ferrovia de Integração Leste-Oeste). Todas já estão incluídas no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), órgão responsável pela coordenação de obras estratégicas de infraestrutura no país, ligado à Secretaria de Governo da Presidência da República. Descubra e esclareça nesse painel quais serão, então, as oportunidades e desafios estratégicos para os seus negócios.
– Como será assegurado o direito de passagem para integração das malhas das concessões existentes? E para as novas?
– Como se dará o aprimoramento da concorrência no modelo de operador verticalizado?
– A adoção do modelo de licitação por outorga ou compartilhamento de investimento
– Expectativas para o uso do procedimento de manifestação de interesse para desenvolvimento dos estudos de viabilidade
Diretoria de Ferrovias do PPI – Programa de Parcerias de Investimentos
27/06/2019BNDES | Novas Condições de Financiamento para Projetos da Infraestrutura Ferroviária
– Condições de apoio do BNDES ao setor ferroviário
– Financiamento às concessões de infraestrutura no modal
– Competitividade da infraestrutura no Brasil
– Debêntures de infraestrutura
– Perspectivas
Pedro dos Passos
Chefe do Departamento de Transporte e Logística do BNDES
27/06/2019Sessão de Debates | Momento Estratégico de Interação, Perguntas e Respostas
27/06/2019Almoço de Prospecção
27/06/2019ANTF | Visão das Operadoras diante da Prorrogação Antecipada dos Contratos
– Prorrogação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias como solução imediata para aumentar o investimento no setor ferroviário
– A renovação antecipada atende ao interesse público, cumpre os requisitos legais e é vantajosa por permitir a correção de uma série de problemas nos contratos?
Fernando Paes
Diretor Executivo da ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários
27/06/2019Case Concessão | Expansão, Investimentos e Desafios
A Rumo venceu o leilão da Ferrovia Norte-Sul, que quebrou um jejum de mais de dez anos sem novas concessões ferroviárias no país. A empresa investiu pois tem forte expectativa de retorno no projeto. Qual deverá ser o impacto no crescimento da indústria fornecedora e de operações? Nesse painel estratégico, saiba como a empresa pretende também avançar na renovação da Malha Paulista com a expectativa da renovação antecipada da concessão e de novos negócios.
Guilherme Penin
Diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Rumo Logística
27/06/2019Ferrovia no Brasil | É Hora de Mostrar seu Protagonismo – Desafios e Perspectivas
– Destravar os projetos em andamento
– Criar novos projetos
– Impactos na indústria
– Contribuições da indústria ferroviária brasileira
Vicente Abate
Presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
27/06/2019Case Study Alemão | O Modelo Internacional da DB
Nessa palestra de experiências sólidas, amplie seu conhecimento sobre a operação logística integrada e multimodal da ferrovia alemã e sua imensa malha de 33 mil km de extensão de vias duplicadas (totalizando 66 mil km) utilizada por 430 operadores. Saiba como é aplicado o modelo de operação que utiliza o direito de passagem e a grade horária para maximizarem a operação na ferrovia, e aumentar o market share da ferrovia no transporte de carga geral. Por ano, são transportados pela Deutsche Bahn 440 milhões de toneladas de cargas e 12 milhões de passageiros por dia.
– Boas práticas da operação ferroviária integrada da Alemanha e contribuições para a operação ferroviária e logística eficiente no Brasil
Gustavo Gardini
Diretor de Negócios da Deutsche Bahn International para América Latina
27/06/2019Coffee Break e Networking
27/06/2019Bloco Jurídico | A Constitucionalidade da Prorrogação Antecipada das Concessões Ferroviárias
– O regime da prorrogação antecipada de concessões ferroviárias
– A possibilidade de investimentos cruzados entre malhas
– A desativação de trechos antieconômicos
Beto Vasconcelos
Sócio do Xavier Vasconcelos e Valerim Advogados
27/06/2019Estratégias e Destinações a Trechos Antieconômicos no Setor Ferroviário
Bento José de Lima
Diretor da Consultoria Sysfer
27/06/2019Case Metrô Bahia
O Metrô de Salvador ficou cerca de 15 anos com as obras paradas. O sistema foi concedido através de PPP e entrou em operação em menos de um ano, após o leilão. Conheça as estratégias de um grande case de mobilidade urbana do Brasil.
Rodolfo Gonzalez
Diretor Presidente do Metrô Bahia e Conselheiro da ANPTrilhos
27/06/2019Aprendidas e Conclusões Finais com Perguntas e Respostas
27/06/2019Encerramento