Administração
SP

Gestão do sortimento no Varejo: a ciência e a arte de escolher e fazer gestão de produtos

Local:
FGV EAESP Sala 804
Endereço:
Av. 9 de Julho, 2029 - Bela Vista, São Paulo/SP (Acesso também pela Rua Itapeva, 432)
Data:
09/06/2018
Horário:
08h30 - 17h30
Compartilhe:
Gestão do sortimento no Varejo: a ciência e a arte de escolher e fazer gestão de produtos

Sobre

Os varejistas enfrentam o enorme desafio de ter que escolher os produtos certos para resolver as necessidades e desejos de seus clientes e, com isso, obter a preferência deles para suas lojas, diante de tantas opções de escolhas que existem no mercado.

Produtos inadequados resultam em um alto custo financeiro de estoque, pressão sobre os compradores e frustração de clientes, que eventualmente podem optar por não mais voltar a comprar na loja. Os compradores vivem no dilema de fazer escolhas dentre tantas opções de produtos disponíveis no mercado e possuem uma rotina extenuante de reuniões, de análises de desempenho de categorias, de contato com as lojas e de negociações com fornecedores.

Este workshop oferece uma visão da ciência contemporânea da gestão comercial no varejo e gestão de categorias. Serão apresentados cases de sucesso, características do gestor de compras, as técnicas modernas de gestão de sortimento, com exercícios práticos para ajudar os gestores a serem mais assertivos na escolha dos produtos e aumentar vendas e margens.

Temas Abordados

• Estratégia de Sortimento e alinhamento com a Estratégia do Varejista
• A Ciência da Escolha do Sortimento Ideal
• A Moderna Gestão por Categorias
• Modelos de Estrutura e Responsabilidades da Área Comercial
• Fatores Determinantes para a Escolha de Produtos
• Como Conhecer as Necessidades dos Clientes
• A Relação Varejo & Indústria
• As Competências do Gestor de Compras Eficiente
• A Marca Própria e seu Diferencial Competitivo para o Sortimento
• Exercício Prático de Escolha de Sortimento