• III Seminário de Análise Conjuntural 2019 16 set 2019 16:00 a 18:00
    Endereço: Praia de Botafogo, 186 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 16 Setembro 2019
    Responsáveis: FGV IBRE

A aprovação da reforma da Previdência em duas votações na Câmara foi uma ótima notícia para os mercados. Entretanto, o ritmo extremamente lento da economia e a permanência de níveis muito elevados de desemprego continuam a preocupar.

A partir do segundo trimestre, registraram-se tênues e ambíguos sinais de alguma melhora na atividade, mas sem indicar um claro ponto de virada.

E neste terceiro trimestre, a economia estará finalmente reagindo às boas notícias no front das reformas e à queda dos juros? Ou outros fatores, nacionais e internacionais, como o risco de uma recessão global e o efeito Argentina, podem impedir uma recuperação da atividade econômica mais expressiva, com reflexos em 2020?

Essas questões e sua influência nas perspectivas econômicas e políticas para este ano e o próximo serão debatidas no III SEMINÁRIO DE ANÁLISE CONJUNTURAL, do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

• Armando Castelar Pinheiro

Coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) e professor do Instituto de Economia da UFRJ. Atuou como analista da Gávea Investimentos, pesquisador do IPEA e chefe do Departamento Econômico do BNDES, tendo lecionado nos programas de pós-graduação da PUC-Rio e da FGV EPGE. Castelar é Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley, formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA e mestre em Estatística pelo IMPA e em Administração de Empresas pela COPPEAD. É membro do Conselho Superior de Economia da FIESP e articulista dos jornais Valor Econômico e Correio Braziliense.

• Silvia Matos

Coordenadora do Boletim Macro IBRE, responsável pela elaboração dos Cenários Macroeconômicos do Instituto. É Professora do Mestrado Profissional em Economia da FGV EPGE desde 2004.  Foi economista do Departamento de Pesquisa do Banco BBM (2005-2008). Entre 2009 e 2010 foi coordenadora do Núcleo de Soluções da Superintendência de Clientes Institucionais do FGV IBRE, atuando na área de Projeções Econômicas e Análises Setoriais. Possui publicações nas áreas de macroeconomia e crescimento econômico. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre e Doutora em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (FGV EPGE). Eleita Economista-Chefe 2019 pela Ordem de Economistas do Brasil.

• José Júlio Senna

Doutor e Mestre em Economia pela The Johns Hopkins University (Baltimore - EUA). Entre as experiências profissionais do pesquisador, destaca-se a atuação no Banco Central do Brasil, em 1985, como diretor da Dívida Pública e Mercado Aberto. Foi diretor executivo de algumas instituições financeiras, como Banco Boavista, Banco da Bahia Investimentos, Banco Graphus e Banco Fleming Graphus.

De 1997 a 2012, José Júlio atuou como membro suplente do Conselho Diretor da FGV. Foi, ainda, professor da FGV EPGE de 1973 a 1988 e assumiu o cargo de vice-diretor da mesma escola em 1980.

• Carlos Melo
    Cientista Político do INSPER, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Por meio de uma análise conjuntural isenta e reflexão dsapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil.
  • Samuel Pessôa

Graduação e mestrado em Física pela USP, e doutorado em Economia pela USP. Atualmente é sócio da Reliance em São Paulo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e colunista do jornal Folha de S. Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: economia, taxas, educação no Brasil e gastos. Autor de diversos artigos acadêmicos sobre temas ligados ao desenvolvimento econômico, publicados em revistas nacionais e internacionais.

Centro Cultural FGV
Praia de Botafogo, 186 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ