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SP

Inteligência no Varejo: saiba como usar a informação para tomar as melhores decisões

Local:
8º andar
Data:
19/05/2018
Horário:
08h30 - 17h30
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Inteligência no Varejo: saiba como usar a informação para tomar as melhores decisões

Sobre

O ambiente no qual uma empresa varejista opera está incerto, com transformações nas necessidades dos consumidores, geradas por questões econômicas, tecnológicas e demográficas. É incerto, devido às múltiplas possibilidades de escolhas pelos clientes (produtos e locais de compra). É complexo, pelo número de categorias que o varejista opera em diferentes formatos de loja e ambíguo devido às informações, por vezes contraditórias, que chegam de fontes formais e informais. Reduzir a incerteza na tomada de decisão é desafiador. 

Público-alvo: Profissionais da área de inteligência de mercado ou inteligência comercial, coordenadores e analistas que atuam no varejo são o público alvo deste workshop.

Coordenação: Olegário Araújo (FGVcev / Inteligência 360), Claudia Trenti e Fábio Nunes (Inteligência 360)


19/05/2018Bloco I - Uma visão geral da informação e sua contribuição para o negócio

As transformações na sociedade e os impactos em uma empresa varejista – o que a área de Inteligência precisa monitorar

  • Tendências que impactam o negócio e o que foi destaque na NRF 2018/Visitas técnicas
  • A relevância de se desenvolver uma visão periférica para mapear oportunidades e ameaças
  • Como identificar uma tendência relevante do que é ruído

 

Os primeiros passos para a área de Inteligência, seu papel e desafios 

  • O papel da área de Inteligência (os tipos de inteligência, indicadores-chave para o varejo e como utilizá-los)
  • A informação como instrumento para integrar pessoas, estratégia, processos e tecnologia
  • O papel dos objetivos e métricas

 

As armadilhas no uso da informação e os cuidados básicos na interpretação dos dados 

  • As 5 armadilhas da informação (o objetivo, a origem, a metodologia, a média, o interesse específico)
  • Como considerar o contexto, garantir o foco e contar uma história que faça sentido

 

As diferentes fontes de informação e instrumentos para sintetizar as informações:

  • Fontes primárias e secundárias
  • Pesquisas qualitativas e quantitativas
  • Formas que permitem sintetizar as informações, sem perder conteúdo

 

O que é essencial para sua empresa ter um ‘banco de dados’ e não um ‘bando de dados’

  • Os 3 Pilares básicos para uma Informação Confiável: Cadastro, Processo e Tecnologia
  • As 3 dimensões da conexão para gerar mais produtividade: matriz-lojas, fornecedores, shopper


19/05/2018Bloco II - Como aplicar informações para reduzir as incertezas relacionadas a tomada de decisão

Consumidor/Shopper 

  • Conhecer o cliente é a base de tudo

 

Comercial/Trade 

  • O desafio de vender bem

 

Relação varejo/indústria 

  • A relevância do ganha-ganha-ganha (cliente, varejista e indústria). O plano de negócios como instrumento de colaboração e a relevância da gestão do supply chain

 

Resultados 

  • O que é essencial acompanhar e reportar para melhoria da rentabilidade e os benchmarks internos

 

Crescimento das vendas 

  • Como a informação pode contribuir para o crescimento sustentável da empresa (aumento do tíquete médio, novas categorias e novas lojas)