Inteligência no Varejo: saiba como usar a informação para tomar as melhores decisões

Sobre
O ambiente no qual uma empresa varejista opera está incerto, com transformações nas necessidades dos consumidores, geradas por questões econômicas, tecnológicas e demográficas. É incerto, devido às múltiplas possibilidades de escolhas pelos clientes (produtos e locais de compra). É complexo, pelo número de categorias que o varejista opera em diferentes formatos de loja e ambíguo devido às informações, por vezes contraditórias, que chegam de fontes formais e informais. Reduzir a incerteza na tomada de decisão é desafiador.
Público-alvo: Profissionais da área de inteligência de mercado ou inteligência comercial, coordenadores e analistas que atuam no varejo são o público alvo deste workshop.
Coordenação: Olegário Araújo (FGVcev / Inteligência 360), Claudia Trenti e Fábio Nunes (Inteligência 360)
19/05/2018Bloco I - Uma visão geral da informação e sua contribuição para o negócio
As transformações na sociedade e os impactos em uma empresa varejista – o que a área de Inteligência precisa monitorar
- Tendências que impactam o negócio e o que foi destaque na NRF 2018/Visitas técnicas
- A relevância de se desenvolver uma visão periférica para mapear oportunidades e ameaças
- Como identificar uma tendência relevante do que é ruído
Os primeiros passos para a área de Inteligência, seu papel e desafios
- O papel da área de Inteligência (os tipos de inteligência, indicadores-chave para o varejo e como utilizá-los)
- A informação como instrumento para integrar pessoas, estratégia, processos e tecnologia
- O papel dos objetivos e métricas
As armadilhas no uso da informação e os cuidados básicos na interpretação dos dados
- As 5 armadilhas da informação (o objetivo, a origem, a metodologia, a média, o interesse específico)
- Como considerar o contexto, garantir o foco e contar uma história que faça sentido
As diferentes fontes de informação e instrumentos para sintetizar as informações:
- Fontes primárias e secundárias
- Pesquisas qualitativas e quantitativas
- Formas que permitem sintetizar as informações, sem perder conteúdo
O que é essencial para sua empresa ter um ‘banco de dados’ e não um ‘bando de dados’
- Os 3 Pilares básicos para uma Informação Confiável: Cadastro, Processo e Tecnologia
- As 3 dimensões da conexão para gerar mais produtividade: matriz-lojas, fornecedores, shopper
19/05/2018Bloco II - Como aplicar informações para reduzir as incertezas relacionadas a tomada de decisão
Consumidor/Shopper
- Conhecer o cliente é a base de tudo
Comercial/Trade
- O desafio de vender bem
Relação varejo/indústria
- A relevância do ganha-ganha-ganha (cliente, varejista e indústria). O plano de negócios como instrumento de colaboração e a relevância da gestão do supply chain
Resultados
- O que é essencial acompanhar e reportar para melhoria da rentabilidade e os benchmarks internos
Crescimento das vendas
- Como a informação pode contribuir para o crescimento sustentável da empresa (aumento do tíquete médio, novas categorias e novas lojas)