• Os Jogos Olímpicos na capital da República: Narrativas da imprensa e campo esportivo no Rio de Janeiro (1890-1935)17 mai 201814:00 até 16:00
    Ciências Sociais
    Local: Sede FGV Auditório 1027
    Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 17 Maio 2018
    Horário: 14:00

O Laboratório de Estudos do Esporte – LESP (FGV CPDOC) realiza palestra de pesquisador da área de Comunicação Social, prof. Fausto Amaro – doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – que apresenta sua pesquisa sobre a cobertura feita pela imprensa do Rio de Janeiro acerca do evento esportivo na virada do século XIX para o XX.

A apresentação trata da produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo discutir o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Serão apresentados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Para entender a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, acompanham-se os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional, que giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça.

Sede FGV - Auditório 1027
Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ