• Place based narratives: supporting the creative re-telling of communities’ stories through Augmented Reality23 set 201916:00
    Ciências Sociais
    Place based narratives: supporting the creative re-telling of communities’ stories through Augmented Reality
    Local: Sede FGV Auditório 317 - 3º andar
    Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 23 Setembro 2019
    Horário: 16:00
    Responsáveis: FGV CPDOC

    Promovido pelo Projeto Patrimônio Cultural 3D: o Rio Moderno, a Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) e Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), a palestra "Place based narratives: supporting the creative re-telling of communities’ stories through Augmented Reality" apresentará pesquisa sobre como comunidades locais podem se conectar significativamente ao patrimônio cultural local por meio de experiências criativas e digitais. Explora ainda o uso de abordagens baseadas em narrativas, dado o potencial das histórias para iluminar diferentes pontos de vista e interpretações do patrimônio cultural. 

    Em especial, a convidada, profa. dra. Karina Echavarria, apresentará um projeto nas cidades de Brighton e Hove, no Reino Unido. A pesquisa propôs o conceito de mapas de realidade aumentada (AR), que são mapas físicos com cenas 3D digitais aumentadas e entregues por meio da tecnologia da Web imersiva. A abordagem foi testada com 32 crianças nas escolas primárias locais, a fim de entender sua adequação ao envolvimento da comunidade. 

Local

Sede FGV - Auditório 317 - 3º andar
Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Confira outros eventos