• Seminário Programa Cientista-Chefe em Educação Básica do Estado do Ceará: Pesquisa e Inovação Pública no Ensino de Matemática14 nov 201916:00
    Matemática Aplicada
    Local: Sede FGV Auditório 537
    Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 14 Novembro 2019
    Responsáveis: FGV EMAp

No evento, será apresentado as ideias e ações principais do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, iniciativa que alia universidades, fundação de amparo à pesquisa e secretarias de educação no Estado do Ceará. O programa envolve uma equipe multidisciplinar em projetos e políticas públicas para o ensino de Matemática e Ciências. Será mostrado de que modo, partindo de evidências das avaliações educacionais, temos estruturado uma abordagem sistêmica para a melhoria da proficiência em Matemática, integrando currículo, avaliação, formação e material estruturado.

• Jorge Lira
    Jorge Lira é professor titular do Departamento de Matemática da UFC, por onde obteve o título de Doutor em Matemática (2000). Realizou diversos estágios como professor visitante em Stanford, Université Paris VII, Hausdorff Institute (Bonn, Alemanha) e Universitá di Milano, dentre outras. Coordenou o PRONEX Núcleo de Excelência de Análise Geométrica entre 2011 e 2015 e a Pós-Graduação em Matemática da UFC de 2010 a 2012. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013 e recebeu, em 2013, o Prêmio Jovem Cientista da Academia de Ciências para os Países em Desenvolvimento (TWAS). Coordena, atualmente, projetos internacionais como CAPES/COFECUB com universidades francesas e é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. Desde abril de 2017, é o Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará (UFC/FUNCAP/SEDUC), coordenando projetos de avaliação, acompanhamento e proposição de políticas públicas educacionais no estado e nos municípios de Fortaleza e Sobral.

Sede FGV - Auditório 537
Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ