Administração
N/A
Vivência FGV
Local:
FGV Belo Horizonte
Data:
14/03/2024
Horário:
18h00 - 21h00
Unidade FGV Responsável:
FGV Educação Executiva

Sobre
Uma Experiência de Conhecimento em Belo Horizonte!Prepare-se para mergulhar em um ambiente dinâmico e inspirador, onde especialistas compartilharão suas perspectivas e insights em quatro trilhas distintas, abrangendo temas que vão desde inovação e empreendedorismo até gestão estratégica e tendências futuras.
Com um formato totalmente presencial, visamos proporcionar interações valiosas e networking direto. Prepare-se para uma jornada única de aprendizado, inspiração e conexões no Vivência FGV.
* O Evento conta com certificado de participação digital - badge
1. Gestão, Regulação e Transparência em ESG: desafios até 2030 Nesta palestra iremos explorar o papel da regulação em ESG na promoção de práticas empresariais sustentáveis e seu impacto nos negócios no Brasil e no mundo. A padronização e transparência resultam em melhor compreensão e comparação de desempenho em ESG e as novas regulações estão buscando não só mitigar riscos, proteger a reputação, mas também abrir portas para investimentos sustentáveis mais robustos. Alinhando-se aos Objetivos Globais, a pauta ESG tem incentivado a inovação para produtos e serviços sustentáveis, explorado as novas nuances dos direitos humanos e buscado a fronteira do conhecimento contra as mudanças climáticas.
2. Negociação e Tomada de Decisão – Aspectos ComportamentaisOs aspectos comportamentais são cada vez mais relevantes em um ambiente organizacional incrementalmente suportado por tecnologias inovadoras e até disruptivas como é o caso atualmente da Inteligência Artificial (IA). A negociação e a tomada de decisão são cotidianas e vitais não apenas no ambiente organizacional, mas também na vida de modo geral. Além dos principais conceitos e técnicas iremos conectar e apresentar situações em que o conhecimento e bom uso do fator humano com nossas heurísticas, vieses e aspectos culturais, podem contribuir significativamente para maior efetividade nos processos de negociação e tomada de decisão. As emoções e o timing correto nas decisões também compõem aspectos fundamentais.
3. O código de finanças nas empresas de sucessoDesvendar o poder das finanças como motor de geração de valor para a empresa e seus stakeholders. Mergulhar na caixa de ferramentas e técnicas avançadas utilizadas por CFOs estratégicos para tomar decisões de alto impacto. Explorar as tendências tecnológicas disruptivas que moldam o futuro das finanças. Aprender com cases de sucesso de empresas que geram valor de forma sustentável, inspirando você a alcançar novos patamares.
4. Gestão de ativos intangíveis para negóciosO diferencial das empresas e países é cada vez mais a capacidade de criar, desenvolver e gerir sua propriedade intelectual (marcas, patentes, design, direitos autorais e domínio na internet). São esses ativos intangíveis que geram valor para os acionistas e para sociedade. Veja que todos países desenvolvidos e as grandes empresas tem marcas fortes, por que fazem branding, tem tecnologias protegidas, design diferenciados, slogans reconhecidos, e storytellings. No evento vamos mostrar estratégias e cuidados que o gestor deve com esses ativos.
Palestrantes:João BarrosoDiretor Executivo de Educação Executiva (BH RJ, SP, DF e Campinas); Mestre e Doutorando em Economia pela EESP/FGV; Ex-vice presidente da Estácio; Ex- diretor geral da VIVO; Ex- vice presidente da CSN; Ex- secretário adjunto de política econômica (Ministério da Economia).
Fabricio StockerPós-Doutor pela FGV/EBAPE. PhD in Management pela Erasmus University Rotterdam. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA/USP, Foi pesquisador visitante na University of Amsterdam e na Rotterdam School of Management. Mestre em Administração pela UFPR. MBA pela FGV e pela London Business School. Experiência profissional na Agroindústria, Tecnologia & Inovação, Indústria Farmacêutica e RH. Atuou pela UNICEF, ONU e AIESEC em Projetos Sociais e Humanitários na América do Sul, África e Oriente Médio. Como pesquisador é autor de publicações nos temas de Estratégia, Stakeholder Management, ESG, entre outros. Professor da FGV-Ebape Rio. Editor Adjunto do Cadernos EBAPE.BR. Consultor Sênior e Coordenador Acadêmico da Pós e MBA em ESG da FGV.
Alexandre MotaCEO da Astra Payments. Atuou como Vice-Presidente de Atacado na Caixa, com a gestão da Tesouraria, Banco de Investimento, produtos e outros. Na liderança de 2 mil funcionários dos times Private, Agro, Distressed, Mesa|RF, Middle, Corporate e Large. Na EMGEA de 2019 a 2022 como CEO, e antes como COO. Possui 23 anos no mercado financeiro nos Bancos Santander, BankBoston, Itaú, Votorantim e Caixa Econômica Federal. É Coordenador Acadêmico no MBA FGV, e Professor FGV e cursos voltados para o mercado financeiro onde ministra as disciplinas de Finanças e Negociação. É coautor do livro Alta Performance nas Profissões, e atua e possui formação de conselheiro no IBGC e atua como conselheiro. É Mestre em Administração pela FGV, com currículo na WBS (Londres, ING); e MBA em Finanças no IBMEC com extensão em Boston College (Boston, EUA).
Edmarson BacelarDoutor em Administração, Mestre em Engenharia, Engenheiro Eletrônico. Atuou em segmentos e funções diversas como especialista, executivo e empreendedor, destacando projetos, planejamento, marketing e comercial. Atividades docentes em universidades e educação executiva há 40 anos. Coordenador, professor e consultor em diversos programas de pós-graduação da FGV, destacando-se Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento Humano de Gestores e Programas Corporativos. Dedica-se exclusivamente a atividades docentes, consultoria e mentoring, com ênfase em desenvolvimento humano e gerencial. Autor e coautor em diversos livros publicados pela FGV e outras editoras. Autodidata, com visão e abordagem holística.
Vera BermudoExecutiva de finanças com mais de 20 anos de experiência em empresas tais como AT&T, Gilat, Oticon, Embratel, General Electric, Makro e Pernambucanas, liderando, como CFO, a área financeira com +400 colaboradores nas áreas de Planejamento e Gestão de Desempenho (FP&A), Tributária, Serviços Financeiros, Digital Finance, Controles Internos, Serviços Transacionais (Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Contabilidade, Folha de Pagamento e Seguros), Jurídica e Compras Corporativas. Conselheira certificada pelo IBGC, com experiência nos Conselhos da GEBSA Prev (plano de pensão da GE) e Unimed, atuante em múltiplos Comitês (Auditoria, Ética e Compliance, Gerenciamento de Risco, RH e Profit Sharing), Professora no MBA da FGV em Finanças Corporativas e Controladoria há mais de 16 anos, escritora acadêmica (Editoras Atlas e FGV), contribuiu no IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) como VP Executiva onde segue como associada e atualmente é membro do Women Corporate Directors, entidade privada que busca fomentar a participação de mulheres em Conselhos Corporativos. Co-fundadora e sócia da Chá Do, curadoria de chá, uma empresa com o propósito de conectar as pessoas através desta cultura milenar. PhD, Mestrado e MBA, todos com especialização em Finanças e dois bacharelados, um em Administração e outro em Contabilidade, possui também múltiplos treinamentos executivos incluindo em Harvard e nas Universidade de Columbia e GE Crotonville.
Miguel LimaDoutor em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ , Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense-UFF , Especialista em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e Economista pela Universidade Federal Fluminense-UFF . Sua experiência profissional de 30 anos na área, inclui o cargo de Gerente de Comércio Exterior do Grupo Irwin Industrial e da Petrobrás Internacional S/A-Braspetro e da Petrobras Comércio Internacional-Interbras. Foi Consultor sênior da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior-FUNCEX. Coordenador da FGV no MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais em todo o Brasil, no MBA em Gestão Empresarial na cidade de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, além de exercer a docência em Marketing, Marketing Internacional e Comércio Exterior na FGV e USP. Coordenador e co-autor do livro “ Gestão de Marketing” da Série FGV Management 8ª Edição. Organizador e co-autor do livro “ Gestão de Negócios Internacionais” 2ª Edição da Editora Saraiva e do livro “Manual de Economia e Negócios Internacionais” 1ª Edição da Editora Saraiva e do livro “Gestão e Planejamento de Marketing” da Série FGV Management 1ª Edição e do livro “Marketing” 1ª Edição da Série FGV Management II. Coordenador e co-autor do livro “Marketing Internacional” da Série FGV Management – Comércio Exterior. Coordenador e co-autor do livro “ Manual de Comércio Exterior e Negócios Internacionais” da Editora Saraiva. Membro do Conselho Técnico da AEB-Associação de Comércio Exterior do Brasil. Consultor na área de marketing, internacionalização e comércio exterior em grandes e médias empresas brasileiras.
1. Gestão, Regulação e Transparência em ESG: desafios até 2030 Nesta palestra iremos explorar o papel da regulação em ESG na promoção de práticas empresariais sustentáveis e seu impacto nos negócios no Brasil e no mundo. A padronização e transparência resultam em melhor compreensão e comparação de desempenho em ESG e as novas regulações estão buscando não só mitigar riscos, proteger a reputação, mas também abrir portas para investimentos sustentáveis mais robustos. Alinhando-se aos Objetivos Globais, a pauta ESG tem incentivado a inovação para produtos e serviços sustentáveis, explorado as novas nuances dos direitos humanos e buscado a fronteira do conhecimento contra as mudanças climáticas.
2. Negociação e Tomada de Decisão – Aspectos ComportamentaisOs aspectos comportamentais são cada vez mais relevantes em um ambiente organizacional incrementalmente suportado por tecnologias inovadoras e até disruptivas como é o caso atualmente da Inteligência Artificial (IA). A negociação e a tomada de decisão são cotidianas e vitais não apenas no ambiente organizacional, mas também na vida de modo geral. Além dos principais conceitos e técnicas iremos conectar e apresentar situações em que o conhecimento e bom uso do fator humano com nossas heurísticas, vieses e aspectos culturais, podem contribuir significativamente para maior efetividade nos processos de negociação e tomada de decisão. As emoções e o timing correto nas decisões também compõem aspectos fundamentais.
3. O código de finanças nas empresas de sucessoDesvendar o poder das finanças como motor de geração de valor para a empresa e seus stakeholders. Mergulhar na caixa de ferramentas e técnicas avançadas utilizadas por CFOs estratégicos para tomar decisões de alto impacto. Explorar as tendências tecnológicas disruptivas que moldam o futuro das finanças. Aprender com cases de sucesso de empresas que geram valor de forma sustentável, inspirando você a alcançar novos patamares.
4. Gestão de ativos intangíveis para negóciosO diferencial das empresas e países é cada vez mais a capacidade de criar, desenvolver e gerir sua propriedade intelectual (marcas, patentes, design, direitos autorais e domínio na internet). São esses ativos intangíveis que geram valor para os acionistas e para sociedade. Veja que todos países desenvolvidos e as grandes empresas tem marcas fortes, por que fazem branding, tem tecnologias protegidas, design diferenciados, slogans reconhecidos, e storytellings. No evento vamos mostrar estratégias e cuidados que o gestor deve com esses ativos.
Palestrantes:João BarrosoDiretor Executivo de Educação Executiva (BH RJ, SP, DF e Campinas); Mestre e Doutorando em Economia pela EESP/FGV; Ex-vice presidente da Estácio; Ex- diretor geral da VIVO; Ex- vice presidente da CSN; Ex- secretário adjunto de política econômica (Ministério da Economia).
Fabricio StockerPós-Doutor pela FGV/EBAPE. PhD in Management pela Erasmus University Rotterdam. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA/USP, Foi pesquisador visitante na University of Amsterdam e na Rotterdam School of Management. Mestre em Administração pela UFPR. MBA pela FGV e pela London Business School. Experiência profissional na Agroindústria, Tecnologia & Inovação, Indústria Farmacêutica e RH. Atuou pela UNICEF, ONU e AIESEC em Projetos Sociais e Humanitários na América do Sul, África e Oriente Médio. Como pesquisador é autor de publicações nos temas de Estratégia, Stakeholder Management, ESG, entre outros. Professor da FGV-Ebape Rio. Editor Adjunto do Cadernos EBAPE.BR. Consultor Sênior e Coordenador Acadêmico da Pós e MBA em ESG da FGV.
Alexandre MotaCEO da Astra Payments. Atuou como Vice-Presidente de Atacado na Caixa, com a gestão da Tesouraria, Banco de Investimento, produtos e outros. Na liderança de 2 mil funcionários dos times Private, Agro, Distressed, Mesa|RF, Middle, Corporate e Large. Na EMGEA de 2019 a 2022 como CEO, e antes como COO. Possui 23 anos no mercado financeiro nos Bancos Santander, BankBoston, Itaú, Votorantim e Caixa Econômica Federal. É Coordenador Acadêmico no MBA FGV, e Professor FGV e cursos voltados para o mercado financeiro onde ministra as disciplinas de Finanças e Negociação. É coautor do livro Alta Performance nas Profissões, e atua e possui formação de conselheiro no IBGC e atua como conselheiro. É Mestre em Administração pela FGV, com currículo na WBS (Londres, ING); e MBA em Finanças no IBMEC com extensão em Boston College (Boston, EUA).
Edmarson BacelarDoutor em Administração, Mestre em Engenharia, Engenheiro Eletrônico. Atuou em segmentos e funções diversas como especialista, executivo e empreendedor, destacando projetos, planejamento, marketing e comercial. Atividades docentes em universidades e educação executiva há 40 anos. Coordenador, professor e consultor em diversos programas de pós-graduação da FGV, destacando-se Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento Humano de Gestores e Programas Corporativos. Dedica-se exclusivamente a atividades docentes, consultoria e mentoring, com ênfase em desenvolvimento humano e gerencial. Autor e coautor em diversos livros publicados pela FGV e outras editoras. Autodidata, com visão e abordagem holística.
Vera BermudoExecutiva de finanças com mais de 20 anos de experiência em empresas tais como AT&T, Gilat, Oticon, Embratel, General Electric, Makro e Pernambucanas, liderando, como CFO, a área financeira com +400 colaboradores nas áreas de Planejamento e Gestão de Desempenho (FP&A), Tributária, Serviços Financeiros, Digital Finance, Controles Internos, Serviços Transacionais (Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Contabilidade, Folha de Pagamento e Seguros), Jurídica e Compras Corporativas. Conselheira certificada pelo IBGC, com experiência nos Conselhos da GEBSA Prev (plano de pensão da GE) e Unimed, atuante em múltiplos Comitês (Auditoria, Ética e Compliance, Gerenciamento de Risco, RH e Profit Sharing), Professora no MBA da FGV em Finanças Corporativas e Controladoria há mais de 16 anos, escritora acadêmica (Editoras Atlas e FGV), contribuiu no IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) como VP Executiva onde segue como associada e atualmente é membro do Women Corporate Directors, entidade privada que busca fomentar a participação de mulheres em Conselhos Corporativos. Co-fundadora e sócia da Chá Do, curadoria de chá, uma empresa com o propósito de conectar as pessoas através desta cultura milenar. PhD, Mestrado e MBA, todos com especialização em Finanças e dois bacharelados, um em Administração e outro em Contabilidade, possui também múltiplos treinamentos executivos incluindo em Harvard e nas Universidade de Columbia e GE Crotonville.
Miguel LimaDoutor em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ , Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense-UFF , Especialista em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e Economista pela Universidade Federal Fluminense-UFF . Sua experiência profissional de 30 anos na área, inclui o cargo de Gerente de Comércio Exterior do Grupo Irwin Industrial e da Petrobrás Internacional S/A-Braspetro e da Petrobras Comércio Internacional-Interbras. Foi Consultor sênior da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior-FUNCEX. Coordenador da FGV no MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais em todo o Brasil, no MBA em Gestão Empresarial na cidade de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, além de exercer a docência em Marketing, Marketing Internacional e Comércio Exterior na FGV e USP. Coordenador e co-autor do livro “ Gestão de Marketing” da Série FGV Management 8ª Edição. Organizador e co-autor do livro “ Gestão de Negócios Internacionais” 2ª Edição da Editora Saraiva e do livro “Manual de Economia e Negócios Internacionais” 1ª Edição da Editora Saraiva e do livro “Gestão e Planejamento de Marketing” da Série FGV Management 1ª Edição e do livro “Marketing” 1ª Edição da Série FGV Management II. Coordenador e co-autor do livro “Marketing Internacional” da Série FGV Management – Comércio Exterior. Coordenador e co-autor do livro “ Manual de Comércio Exterior e Negócios Internacionais” da Editora Saraiva. Membro do Conselho Técnico da AEB-Associação de Comércio Exterior do Brasil. Consultor na área de marketing, internacionalização e comércio exterior em grandes e médias empresas brasileiras.