• Webinar | Bate-papo e lançamento do livro ‘Da Independência a Lula e Bolsonaro’ 06 dez 2021 18:00 a 20:00
    Ciências Sociais
    Webinar | Bate-papo e lançamento do livro ‘Da Independência a Lula e Bolsonaro’
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão Online
    Data: 06 Dezembro 2021
    Responsáveis: FGV Editora

Na nova edição da obra ‘Da Independência a Lula e Bolsonaro: dois séculos de política brasileira’, revista e ampliada até o atual governo, o cientista político Bolívar Lamounier parte da indagação sobre a capacidade do sistema político brasi­leiro de produzir um empuxo forte o suficiente para impulsionar o crescimento econômico e levar o país a níveis aceitáveis de bem-estar, antes que tendências desagregadoras inviabilizem por completo esse ideal.

Bolívar retoma as análises históricas sobre a política nacional e reexamina a história política e a paulatina conformação das instituições democráticas, uma vez que no Brasil o sistema representativo foi questionado, desde seus primórdios no século 19, por políticos, intelectuais e jornalistas, que o viam como uma superes­trutura importada.

A obra, dividida em 3 partes, remonta ao nascedouro da democracia brasileira, no século 19, com o intuito de apreender a implantação e a lenta construção das instituições representativas, abrangendo até o período da Primeira República. A seguir, focaliza o período que se estende de 1930 aos dias de hoje, pondo em relevo a operação e a decantação de travejamentos institucionais no trans­curso das sucessivas conjunturas: o Estado Novo e o regime democrático de 1946; o período militar de 1964-1985; a fase de transição e a Constituinte; e, finalmente, o período compreendido pelos governos de Fernando Henrique a Bolsonaro.

O livro finaliza com um debate sobre reforma política das últimas duas décadas e a outras questões atuais da democracia. Além de reflexões clássicas, como as referentes a sistemas de governo, organização partidária e sistema eleitoral, abordando também alguns temas mais amplos, atinentes ao futuro da democracia no mundo contemporâneo, num universo social crescentemente molda­do pelos meios de comunicação de massa, pela globalização e por potentes demandas por igualdade social.
    Passados 15 anos de sua primeira edição, a obra volta renovada com reflexões sobre a herança amarga do governo Dilma Rousseff, tanto na economia quanto com relação ao impeachment e suas sequelas, considerando que esses dois fatos conferiram à eleição presidencial de 2018 uma lógica de aguda radicalização, contrapondo o bolsonarismo à precedente experiência petista e esmagando o centro do espectro partidário. E às dificuldades decorrentes da radicalização veio somar-se a eclosão mundial da Covid-19, a partir de janeiro de 2020, agravando a situação econômica e provocando centenas de milhares de mortes.

Neste período que separa a primeira publicação desta nova edição e com as mudanças do ambiente político brasileiro desde então, a obra concentra esforços repensando em profundidade a questão da reforma política e fazendo o registro sobre o preocupante retrocesso que a democracia vem sofrendo em quase todo o mundo.

Para marcar o lançamento desta obra, faremos um webinar dia 6 de dezembro, às 18h, no Canal FGV no Youtube, com as participações do autor, Bolívar Lamounier, do professor Simon Schwartzman e da professora Angela de Castro Gomes.

Palestrantes:
    Bolívar Lamounier - Doutor em Ciência Política | Univers. da Califórnia. Membro da Academia Paulista de Letras.
    Simon Schwartzman - Doutor em Ciência Política | Univers. da Califórnia. Membro da Academia Brasileira de Ciências

Moderação:
    Angela de Castro Gomes - Drª em Ciência Política | IUPERJ. Profª Tit História do Brasil | UFF. Profª Emérita | FGV/CPDOC

- YouTube FGV
Transmissão Online