Energia
Online

Webinar | Energia em Foco | Biodiesel e a diversificação energética

Local:
YouTube FGV
Data:
13/09/2021
Horário:
18h00 - 19h30
Unidade FGV Responsável:
FGV Energia
Compartilhe:
Webinar | Energia em Foco | Biodiesel e a diversificação energética

Sobre

O mercado de biocombustíveis brasileiro surgiu a partir da criação do etanol, uma alternativa ao petróleo desenvolvida após a eclosão da crise mundial de fornecimento, provocada pelos Choques do Petróleo de 1973 e 1979. O distúrbio econômico gerado pela elevação do preço internacional do hidrocarboneto foi resultado da diminuição da sua oferta centralizada, o que revelou a dependência do petróleo por parte da economia global.

Desde então, novos biocombustíveis foram desenvolvidos, culminando na criação mais recente do biodiesel, notadamente, de tecnologia brasileira. Desse modo, a segurança energética oferecida por distintas fontes de energia passou a ser considerada essencial, diante da estratégica diversificação de energéticos disponíveis, inserindo definitivamente o biodiesel no setor de combustíveis. No caso brasileiro, a mistura do diesel contém 13% de biodiesel, embora o percentual esteja momentaneamente reduzido para 10%, em face da alta no preço das commodities, o que pressionou o preço final do diesel e levou o governo federal a tal ação.

Além disso, cabe destacar que alguns setores tem questionado a qualidade do diesel vendido em território nacional, atribuindo à mistura algumas não conformidades. Em paralelo, o governo brasileiro sugere alterar a forma de aquisição do produto pelas distribuidoras.

Todas essas questões ganham ainda mais importância, em função das discussões ambientais em torno da mitigação do aquecimento global via redução das emissões de CO2, a fim de arrefecer a crise climática. Esse paradigma se apresenta de forma cada vez mais contundente para os diversos agentes econômicos: a União Europeia pretende ser neutra em emissões em 2050, discute-se a taxação das emissões de CO2, o mundo amplia o uso dos biocombustíveis e a tecnologia atual nos proporciona um uso crescente de diesel verde.

Diante da relevância do tema, a FGV Energia tem o prazer de convidá-lo (a) para discutir as questões mais prementes acerca da performance do mercado de biodiesel no Brasil, a sua expansão para um cenário global e as mudanças regulatórias ainda necessárias para o seu avanço em um contexto de diversificação das fontes energéticas e das próprias classes de biocombustíveis criados no país.

Palestrantes:
Donizete Tokarski - CEO, Ubrabio
Erasmo Batistella - CEO, Aprobio
Sandro Paes Barreto - Gerente Geral de Marketing, Petrobras
Valéria Amoroso Lima - Diretora de Downstream, IBP

Moderação:
Magda Chambriard - Coordenadora de Pesquisa de O&G, FGV Energia
Milas Evangelista - Consultor, FGV Energia
Flávia Porto - Pesquisadores Associados, FGV Energia