- 28 jul 2020 18:00 a 20:00Ciências SociaisWebinar | Lançamento do livro: Classes médias e política no Brasil: 1922-2016Local: YouTube FGVEndereço: Transmissão onlineData: 28 Julho 2020Horário: 18:00Responsáveis: FGV Editora,
Classes médias e política no Brasil: 1922-2016, do sociólogo Adalberto Cardoso, traz elementos sobre aspectos centrais da tensa relação das classes médias com a política, tanto no que se refere à identidade dessas classes quanto sobre os processos sociais e políticos que delas se alimentam. Cardoso abre seu livro lembrando que a ideia original era escrever sobre as classes médias apenas, mas depois percebeu que seria necessário discutir também sua atuação política. E o que era para ser apenas um capítulo acabou se avolumando.
O resultado é este livro que lançamos agora, com um encontro entre o autor e os sociólogos André Salata, da PUC-RS, e Marcelo Ridenti, da Unicamp, para um bate-papo sobre o tema, que abrange a postura política desta parcela da sociedade brasileira desde 1922 até o ano de 2016.Neste livro, Cardoso investiga a ação política das classes médias na história brasileira, durante o período denominado por ele como “longo ciclo de Vargas”, que tem início com as revoltas tenentistas de 1922 e termina com o golpe militar de 1964. Também faz parte da abordagem a relação entre classes médias e política durante a ditadura militar-civil, termo utilizado pelo autor, quando as classes médias estiveram majoritariamente com os militares por todo o período.
A obra recupera, na sequência, as ações relacionadas ao impeachment de Fernando Collor, e faz uma incursão no debate sobre o processo que derrubou Dilma Rousseff em 2016, do ponto de vista do papel das classes médias no processo de polarização. Cardoso argumenta que a conjuntura 2013-2016 foi típica dos processos de formação de classe, nos quais coletivos em luta constroem identidades coletivas referenciadas nos adversários e na disputa pela determinação dos rumos a serem dados ao país, isto é, no âm¬bito da política como lugar de definição dos fins da ação pública.Na obra, bem como neste encontro, Cardoso recupera ainda uma pequena parcela da discussão internacional sobre a relação entre classes médias e política, com um olhar de longa duração em modo “voo de pássaro”. Faz dialogar argumentos de autores tão díspares quanto Aristóteles, Alexis de Tocqueville, Karl Marx, Charles Wright Mills, Scott Lash e Klaus Eder, dentre outros, para trazer à superfície da análise sociológica a centralidade das classes médias nas dinâmicas sociais e política da ordem burguesa, bem como suas metamorfoses no tempo.
Palestrantes: Adalberto Moreira Cardoso - Professor Associado de Sociologia do IESP-UERJ, André Salata - Professor de Sociologia do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS, Marcelo Ridenti - Professor Titular de Sociologia no IFCH/UNICAMP,Moderadora: Juliana Demier - FGV Editora
,