• Webinar | Literatura e cosmopolitismo em tempos de pandemia: Jorge Luis Borges e Clarice Lispector nas redes sociais 15 jul 2020 15:00 a 17:00
    Ciências Sociais
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão online
    Data: 15 Julho 2020
    Responsáveis: FGV CPDOC

Este webinário examina as práticas de leitura nas redes sociais – especificamente, no Twitter – de dois autores centrais para o cânone literário argentino e brasileiro, Jorge Luis Borges e Clarice Lispector, os quais colocam em cena a globalização da cultura em tempos de pandemia.

Na direção dos avanços recentes nas humanidades digitais, combinando a mineração de textos, a modelagem de tópicos e a georreferenciação, a palestra desenvolve uma análise qualitativa e quantitativa das comunidades de leitores globais de Borges e Lispector. O foco são as dimensões geopolíticas e culturais da leitura nas redes sociais, analisando as diferenças e desigualdades do modo como esses autores são lidos em 14 cidades das Américas e da Europa, e em diferentes línguas, e sua relação com a distribuição e circulação do conhecimento.

Palestrante: Alejandra Josiowicz, Mestre e Doutora em Spanish and Portuguese pela Princeton University, Pesquisadora Bolsista na FGV CPDOC e Pesquisadora de Carreira do Instituto Interdisciplinar de Estudos de Gênero (IIEGE) do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), na Argentina. Alejandra é ainda Professora Adjunta na Universidade de Rio de Janeiro (UERJ). Este evento é organizado conjuntamente pelo Laboratório de Pensamento Social e pelo Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC.

Moderador: João Marcelo Maia - Professor da FGV CPDOC

- YouTube FGV