• Webinar | Transformação digital na educação e comunicação do professor 22 set 2020 10:00 a 11:30
    Institucional
    Webinar | Transformação digital na educação e comunicação do professor
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão Online
    Data: 22 Setembro 2020
    Horário: 10:00
    Responsáveis: FGV DGPE , FGV Educação Executiva, FGV Ensino Médio

    A Fundação Getulio Vargas convida para o webinar de lançamento do Programa Transformação digital na educação e comunicação do professor. O programa é composto por oito minicursos gratuitos, que visam à oferta de conteúdo relevante a professores, alunos e outros profissionais que atuam na área de educação, especialmente no ensino médio, tendo em mente o impacto das diversas tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.

    Os cursos serão oferecidos, gratuitamente, no portal de educação executiva, com carga horária de 1 hora cada e emissão de declaração de participação ao final.

    Confira o calendário:

    - 22/09 – Webinar de lançamento: Transformação digital na educação e comunicação do professor

    - 25/09 – Premissas básicas para produção de material educativo

    - 29/09 – Metodologias ativas

    - 02/10 – Direitos autorais na produção de material didático

    - 06/10 – Performance na tela

    - 09/10 – Objetivos de aprendizagem referenciados pela BNCC de Matemática: estratégias de composição e avaliação de percursos formativos on-line

    - 14/10 – Trabalho e desigualdade: uma proposta à luz da BNCC

    - 16/10 – Recursos digitais e o ensino das Ciências da Natureza à luz da Base Nacional Comum Curricular

    - 20/10 – Recursos digitais e o ensino de Linguagens à luz da Base Nacional Comum Curricular

Palestrantes

  • José Henrique Paim Fernandes - Moderador
    Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – FGV EBAPE e Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV – FGV DGPE
  • Marieta de Moraes Ferreira
    Professora Emérita do Instituto de História da UFRJ e Diretora da FGV Editora e do FGV Ensino Médio
  • Mary Murashima
    Diretora de Gestão Acadêmica do Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV (2018-2020) e Professora Associada do Instituto de Letras da UERJ (1998-2020)
  • Mozart Neves Ramos
    Membro do Conselho Nacional de Educação (2018-2022) e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto (2020)
  • Raquel Villardi
    Doutora e mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e do Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde, ambos da UERJ

Programação

22 set 2020

  • 10h00
    Lançamento do Programa Transformação Digital na Educação e Comunicação do Professor

    O impacto das diversas tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem traz novos desafios para professores, alunos e outros profissionais que atuam na área de educação, exigindo criatividade, inovação e habilidades tecnológicas. Os palestrantes apresentarão a transformação digital na educação e comunicação do professor, as soluções para o enfrentamento desses desafios e as oportunidades para a educação.

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25 set 2020

  • 00h00
    Minicurso 1 – Premissas básicas para produção de material educativo

    Autoria:Cláudia de Cássia Capello

    Minicurrículo: Possui licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professora associada do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, na Fundação Getulio Vargas, superintendente do programa de Certificação de Qualidade do IDE.

    Ementa – Material educativo para ensino remoto: o que fazer, para quem e como. Pontos de atenção: adequação entre material e público-alvo, linguagem, aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais, propriedade intelectual. Tipos de materiais educativos para o ensino remoto: escritos, audiovisuais, digitais. Domínios: cognitivo, psicomotor e afetivo. Exemplo de materiais.

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29 set 2020

  • 00h00
    Minicurso 2 – Metodologias ativas

    Autoria: Guilherme Forma Klafke, Marina Feferbaum e Clio Nudel Radomysler

    Minicurrículo:

    Guilherme Forma Klafke

    Líder de projetos e pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP, é doutor e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo.

    Marina Feferbaum 

    Doutora, mestre e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Learning designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP.

    Clio Nudel Radomysler

    Líder de projetos e pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Mestre em Direito Constitucional e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo.

    Ementa: Características do ensino participativo. Cinco passos para aplicação de metodologias ativas. Construção de programas e instrumentos de avaliação com base em objetivos de aprendizagem. Como usar e escolher ferramentas on-line de apoio ao ensino. Recursos para feedback e devolutivas.

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02 out 2020

  • 00h00
    Minicurso 3 – Direitos autorais na produção de material didático

    Autoria: Sérgio Branco

    Minicurrículo: Doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), especialista em Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduado em Cinema Documentário pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), professor convidado da Universidade de Montreal e advogado.

    Ementa: ​Autoria. Obras protegidas. Direitos morais e patrimoniais. Limitações aos direitos autorais. Contratos relacionados a direitos autorais. Usos livres.​

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06 out 2020

  • 00h00
    Minicurso 4 – Performance na tela

    Autoria: Renata Rezende Ribeiro

    Minicurrículo: Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual no Contexto Multimídia (Multis) e jornalista com experiência em narrativas audiovisuais (principalmente, televisão e vídeo) e multimídia.

    Ementa: ​Imagem. Cenário e cena. As telas do século XXI. Enquadramentos. Corpo na tela. Linguagem audiovisual. Fala no ambiente on-line. Ferramentas remotas para comunicação.

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09 out 2020

  • 00h00
    Minicurso 5 – Objetivos de Aprendizagem referenciados pela BNCC de Matemática: estratégias de composição e avaliação de percursos formativos on-line

    Autoria: Carlos Eduardo Mathias Motta

    Minicurrículo: Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição em que concluiu o seu mestrado em 1989. Atualmente, é professor associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Discussão de Reformulação das Matrizes do Saeb Matemática, é o coordenador do Programa Matemática Humanista (Facebook, YouTube, Instagram e Twitter), que atua na divulgação da Filosofia Humanista da Matemática e as suas implicações em ensino, aprendizagem, avaliação e currículo.

    Ementa: Dimensões de currículo em Sacristán. Considerações gerais acerca da BNCC Matemática e o seu papel de indução curricular: competências gerais, competências específicas da Matemática, ideias fundamentais e estrutura geral das habilidades. Abordagens longitudinal e transversal. Composição de tarefas e atividades on-line e estruturas de relacionamento, breve exposição de recursos. Estratégias de avaliação on-line em tarefas e atividades síncronas e assíncronas, autoavaliação e rubricas educacionais.

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14 out 2020

  • 00h00
    Minicurso 6 – Trabalho e desigualdade: uma proposta à luz da BNCC

    Autoria: Mariana Gonçalves Guglielmo

    Minicurrículo: Doutoranda no PPGH/Unirio, trabalhando com ensino de História. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é pesquisadora do FGV Ensino Médio.

    Ementa: O trabalho no Brasil na longa duração. As desigualdades no mercado de trabalho.  Escravidão e precarização do trabalho. Mudanças tecnológicas e transformações nas relações de produção. Recursos digitais e visualização de dados. ​

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16 out 2020

  • 00h00
    Minicurso 7 – Recursos digitais e o ensino das ciências da natureza à luz da base nacional comum curricular

    Autoria: Ana Paula Cleto Marolla, Carlos Magno Sampaio e Vinicius Zannini

    Minicurrículo:

    Ana Paula Cleto Marolla

    Possui mestrado em Ciências Médicas e Biológicas pela Unifesp (2006), especialização em Designer Instrucional pela Unifei (2015), Educação em Química pela Unesp (2011), bacharelado e licenciatura em Química pela Unicamp (2003) e licenciatura em Pedagogia pela Uninove (2011). Atualmente, é analista de cursos EAD para formação continuada de educadores pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo – Efap – e avaliadora nacional da Educação Superior (BASis – Inep).

    Carlos Magno Sampaio

    Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho – Uninove –, na linha de pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana, é graduado em Física pela Universidade de Guarulhos e possui pós-graduação em Ensino de Astronomia pela Universidade de São Paulo. Atua como professor da educação básica, há mais de 20 anos, e é pesquisador bolsista pelo CNPq, pela Universidade Nove de Julho, e pesquisador em ensino de Física e Ciências: Investigação dos pressupostos da Teoria Sócio-histórica e da Atividade nas Metodologias Ativas.

    Vinicius Zannini

    Mestre pelo programa de mestrado profissional em Educação, Gestão e Difusão Científica (MPEGeD) do Instituto de Bioquímica Leopoldo de Meis da UFRJ, pós-graduado (lato sensu) em Ensino de Ciências e Biologia pelo Curso de Especialização: Saberes e Práticas na Educação Básica – Cespeb – pela UFRJ, graduado com licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor substituto do Colégio de Aplicação da UFRJ (2014) e na rede privada (São Bento e Teresiano). Possui experiência na produção de material didático.

    Ementa:

    Química

    Considerações gerais sobre a BNCC na área de Ciências da Natureza: três competências específicas e unidades temáticas. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica para utilização nas aulas de Química.

    Física 

    Atividade de curadoria junto à disponibilidade de informações e conhecimento. Estabelecimento de relações entre os processos e fenômenos da natureza, sociais e tecnológicos, bem como as relações entre eles na prática educativa e como norteadores da ação educativa no contexto da Física.

    Biologia  

    Orientações gerais da BNCC para área de Ciências da Natureza. Diversidade de recursos digitais para o ensino de Ciências e Biologia. Possibilidades e limites no uso de recursos tecnológicos digitais no ensino de Biologia.

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20 out 2020

  • 00h00
    Minicurso 8 – Recursos digitais e o ensino de Linguagens à luz da Base Nacional Comum Curricular

    Autoria:Raquel Villardi

    Minicurrículo: Doutora e mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e do Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde, ambos da UERJ.

    Ementa: A BNCC – caráter, características. O conteúdo como mecanismo para o desenvolvimento de competências e habilidades. As perspectivas metodológicas do trabalho e o seu caráter obrigatório na área de Linguagem. As habilidades da área e as específicas de Língua Portuguesa como estratégia de desenvolvimento das lógicas de pensamento: os desafios metodológicos da mediação em contextos tecnológicos. Entraves e avanços possíveis em ambientes remotos. Especificidades do trabalho com a Língua, a Literatura e a Redação. O espaço da cultura e o papel do professor hoje.​

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