Carlos Ivan

Mensagem do Presidente

Carlos Ivan Simonsen Leal

No panorama desafiador do século XXI, a pesquisa aplicada emerge como um farol, unindo criatividade e liberdade acadêmica ao foco indispensável em resultados concretos para a sociedade. Na Fundação Getulio Vargas, essa abordagem se manifesta como um compromisso inegociável, orientando cada projeto empreendido. 

A multiplicidade de soluções, propostas, estudos e iniciativas de ensino, baseadas em dados e conhecimento científico, precisa ser combustível para apoiar, de forma palpável, o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de oportunidades e direitos iguais a todos, e a institucionalização crescente das ferramentas do Estado e da iniciativa privada. 

Para tanto, é imprescindível olhar também para dentro. Os resultados a serem atingidos estão condicionados à eficiência com que os projetos são planejados e executados, com a otimização de recursos e processos. A Fundação tem como prioridade o aperfeiçoamento, dia a dia, ano a ano, de sistemas de controle sofisticados, para garantir que todo investimento, toda decisão gere o máximo retorno social, alinhando a missão histórica da FGV às demandas e ao horizonte da sociedade contemporânea. 

Nesse sentido, o avanço tecnológico é parte integrante da visão de futuro da Fundação. De sua estrutura interna, sim, mas igualmente da evolução dos métodos de pesquisa, e, a partir deles, da ampliação do alcance e precisão do trabalho da FGV em prol do Brasil. A inteligência artificial é uma realidade inescapável e que já altera as formas de organização e pensamento, junto à miríade de novos caminhos que abre e com os quais se associa. 

O investimento da Fundação nesse campo se mostra - em 2023, e projetando-se no futuro - um fator disruptivo para a melhoria em larga escala, e de maneira exponencial, do acesso e da qualidade dos serviços públicos. Ele permite a metabolização de dados em volume até pouco tempo impensável, com a identificação de padrões, tendências, causas e caminhos em todas as áreas, da saúde à educação, da mobilidade à economia verde, do protagonismo internacional do país, espaço no qual a Fundação atua marcadamente, à Defesa nacional e o fortalecimento constante da Democracia.

O cerne de qualquer iniciativa da FGV, entretanto, será sempre um só: o Brasil e os brasileiros. As pessoas. São elas, ao terem as ferramentas para atingirem seus plenos potenciais, que impulsionam o crescimento do país, que o tornam mais justo, mais inovador, mais dinâmico, mais preparado para um papel de liderança frente a transfor - mações globais que só vão se acelerar, nos próximos anos e décadas.