Institucional

Confiança do Comércio apresenta melhora em agosto, aponta IBRE

Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice também avançou 3,7 pontos, a maior alta da série iniciada em março de 2010. 

Compartilhe:

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE), avançou 7,2 pontos em agosto, ao passar de 74,9 para 82,1 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice também avançou 3,7 pontos, a maior alta da série iniciada em março de 2010. Entre os indicadores que integram o ICOM, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 5,9 pontos e o Índice de Expectativas (IE-COM) 8,2 pontos.

Com a alta de 5,9 pontos em agosto, o ISA-COM chegou a 72 pontos, nível ainda muito mais próximo do mínimo histórico, de 59,8 pontos, que da mediana, de 102,8 pontos. Entre os dois indicadores que o compõem, a maior contribuição no mês veio do quesito que mede o grau de satisfação com a Situação Atual dos Negócios, que subiu 7 pontos em relação ao mês anterior, chegando a 74,1 pontos. Apesar da melhora em agosto, a alta do ISA-COM ocorreu pelo retorno à uma situação considerada como sendo ?normal? por empresas que antes indicavam insatisfação com a situação presente. A proporção de empresas realmente satisfeitas com a situação dos negócios ou com o nível de demanda continua oscilando próximo aos níveis mínimos históricos.

Já o IE-COM subiu 8,2 pontos em agosto, atingindo 93 pontos, o maior desde agosto de 2014 (95 pontos). Houve alta dos indicadores que medem o grau de otimismo tanto com as Vendas nos 3 meses seguintes quanto com a evolução da Situação dos negócios nos 6 meses seguintes. Ambos avançaram 8,1 pontos no mês. Com a alta em agosto, o IE-COM começa a se aproximar dos níveis medianos históricos (101,9). 

?O resultado de agosto consolida a tendência de alta da Confiança do Comércio no ano, com alguma melhora na percepção sobre o ambiente atual dos negócios. Ainda assim, a distância recorde de 21 pontos entre os índices que medem expectativas e percepção sobre o momento presente (IE e ISA) ilustra o fato de que, em agosto, o setor apresenta um grau de otimismo em relação ao futuro que se aproxima da neutralidade, mas continua enfrentando grandes dificuldades no dia a dia?, afirma Aloisio Campelo, superintendente de Produção de Bens Públicos do IBRE.

A edição de agosto coletou informações de 1.208 empresas entre os dias 1 e 23 deste mês. A próxima divulgação da Sondagem do Comércio ocorrerá em 30 de setembro.