Consultor americano analisa inovação disruptiva em palestra do FGV Management
Para Surdak, o sucesso desses e outros empreendimentos estão inseridos em um paradigma de conhecimento que relaciona distribuição de riquezas baseada na mobilidade, aplicação via mídias sociais e uma forma de controle analítica.

Christopher Surdak, presidente da Surdak & Company, consultoria em estratégia tecnológica, ministrou uma palestra aos alunos do FGV Management, no dia 21 de setembro, em São Paulo, analisando o sucesso de startups como Uber, Airbnb, Waze e Lyft.
Para Surdak, o sucesso desses e outros empreendimentos estão inseridos em um paradigma de conhecimento que relaciona distribuição de riquezas baseada na mobilidade, aplicação via mídias sociais e uma forma de controle analítica.
Nessa configuração, batizada de ?trindade digital?, a base de poder que move os negócios é a informação. Essa trindade vem paulatinamente substituindo uma ?trindade analógica?, que vigora há 200 anos e se baseia no capital, conta com a burocracia responsável pela distribuição e regras para o controle da riqueza.
?O que os novos empreendedores vêm percebendo é que essa base do poder vem migrando para ativos intangíveis. Quem detém a informação detém o poder no mundo?, explicou Surdak.
O especialista exemplificou essa migração por meio das empresas mais valiosas do mundo. Das seis companhias mais valiosas, as três que lideram o ranking (Apple, Google e Microsoft) têm como base informações ou ativos intangíveis, ressalvando que, apesar de também produzir telefones, a Apple se notabilizou pela inovação da relação do cliente com tecnologia. Calcula-se que atualmente 77% dos ativos globais são intangíveis.
Nesse contexto é que ocorrem os processos de ?arremesso disruptivo? em setores de atividade já consolidados. Um exemplo disso é o Uber, que passou a se concentrar e oferecer o que os clientes realmente querem: carros confortáveis em um tempo reduzido a um custo mais acessível. ?Para isso o Uber investiu na organização da informação de localização e ligação dos carros ao local de onde estão os clientes?, explicou o palestrante.
A palestra foi bem avaliada pelo público presente. Kei Sakamoto, ex-aluno de MBA em Gestão Empresarial, declarou que gostou muito da exposição. ?Só tenho elogios a fazer e gostaria de parabenizar a FGV por trazer um autor deste calibre?, disse.
Christopher Surdak é engenheiro, advogado e administrador, com pós-graduações nas áreas de segurança da informação e tecnologia aplicada aos negócios. Construiu um histórico profissional onde destaca-se experiências na Nasa e aprofundados estudos sobre a influência do big data em processos de gestão. É a primeira vez que Surdak esteve no Brasil. Para mais informações sobre o autor e livros, acesse aqui.
Leia também