Institucional

CPDOC participa de evento internacional sobre história global do trabalho

Os alunos Heliene Chaves Nagasava e João Henrique de Oliveira Christovão apresentam seus trabalhos no evento, que está sendo realizado em Maputo, Moçambique, até o dia 3 de outubro.

Compartilhe:

Dois alunos do Doutorado em História, Política e Bens Culturais da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) foram os brasileiros selecionados para participar do International Summer Academy ?Labour, Politics and Safety?. Heliene Chaves Nagasava e João Henrique de Oliveira Christovão apresentam seus trabalhos no evento, que está sendo realizado em Maputo, Moçambique, até o dia 3 de outubro.

O evento, promovido pelo Centro de Pesquisa Internacional Work and Human Lifecycle in Global History da Humboldt Universität zu Berlin, na Alemanha, e pelo departamento de História da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, reúne cerca de 15 estudantes de Doutorado em História e Ciências Sociais de todo o mundo.

Sob a supervisão de alguns dos maiores especialistas internacionais deste campo de estudos, os participantes discutem, em formato de oficina, seus próprios projetos de pesquisa e os desafios metodológicos e teóricos da chamada história global do trabalho, com ênfase para as temáticas relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores, do ponto de vista da pesquisa histórica em âmbito internacional.

Heliene Nagasava estuda a ação e o papel do Ministério do Trabalho no governo do ditador Emílio Garrastazu Médici no início dos anos 1970, período em que o Brasil tornou-se o campeão mundial de acidentes de trabalho. Já João Christovão pesquisa o cotidiano de trabalho e as organizações sindicais dos salineiros de Cabo Frio (RJ) entre os anos 1940 e 1980. Dada a insalubridade e péssimas condições de trabalho, as reivindicações por maior segurança laboral e os temas vinculados à saúde dos trabalhadores eram constantes por parte daqueles trabalhadores.

Ambos os alunos são participantes do Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da CPDOC e são orientados pelo professor Paulo Fontes.