CPDOC promove II seminário sobre religião e política
O evento reúne acadêmicos e especialistas no assunto em cinco mesas temáticas.

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), em parceria com o Grupo de Pesquisa do CNPq ?Culturas políticas e processos de democratização?, realiza, nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 18h, o II Seminário Religião e Política ? Fé, (in)tolerância e compromisso social. O evento reúne acadêmicos e especialistas no assunto em cinco mesas temáticas.
A palestra de abertura será realizada pelo professor e historiador Edgar Leite (UERJ) e terá como tema ?Pluralismo Moral e Secularização?. A primeira mesa debaterá ?A Igreja Católica e as mudanças no conturbado século XX?. O assunto será discutido por Deivison Amaral (CPDOC), Iraneidson Costa (UFBA), João Marcus Figueiredo Assis (UNIRIO) e Paulo César Gomes (UFRJ).
A segunda mesa será dedicada ao debate sobre ?Biografias de intelectuais no campo político-religioso?. Marcelo Timóteo (UNIVERSO) apresentará o trabalho ?Um cristão em tempos de cólera: o Brasil do AI-5 na epistolografia de Alceu Amoroso Lima. Já Christiane Jalles de Paula (UFJF) fala sobre os ?Desafios e escolhas na construção da biografia intelectual de Gustavo Corção?. Enquanto Américo Freire (CPDOC) discorre sobre ?Frei Betto e a Teologia da Libertação?.
O seminário terá continuidade no dia 27 de outubro com o debate sobre ?Os protestantes e a política no Brasil?. O tema será abordado por Adroaldo José da Silva (IFMA) ? ?Cultura política evangélica: um conceito em formação?, além de Carlos Barros Gonçalves (UFGD) ? ?Evangélicos na / da política: observações recentes?; e Zózimo Trabuco (UFOB) ? ?Protestantismo e lutas sociais durante a ditadura militar?.
Outro assunto debatido no seminário será a intolerância e resistência às religiões Afro-brasileiras. Serão 3 palestrantes: Vanessa Lehmkuhl Pedro (Unisul) ? ?Almas e Angola: Protagonismo e novas resistências nos terreiros de Umbanda?; Fabíola Amaral Tomé de Souza (UFRRJ) ? ?É permitido Saravar! Análise sobre a religiosidade afro-brasileira e a ditadura civil-militar no vale do paraíba fluminense?; Jalber Luiz da Silva (UFRRJ) ? ?Intolerância religiosa: demonização e perseguição às práticas religiosas dos cultos afrobrasileiros no Rio de Janeiro?.
Já a mesa de encerramento contará com a participação de líderes religiosos. O pastor Marcos Gladstone (Igreja Cristã Contemporânea), José Carlos Gentil da Silva (Federação Brasileira de Umbanda), Padre Fábio Luiz (coordenador da Comissão pelo ecumenismo e pelo diálogo intereligioso da Arquidiocese do Rio) e Adriano Barros de Almeida (CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro) debaterão os diálogos religiosos em um mundo plural.
O evento será realizado no auditório 908 do edifício-sede da FGV, localizado na Praia de Botafogo, 190, no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse o site.
Leia também