Comunicação

Creator Economy: Estudo sobre este mercado engloba produtores de conteúdo na internet

Setor gera mais de 300 mil empregos e movimentou, desde 2011, mais de R$30 bilhões, segundo o levantamento.

Compartilhe:
Creator Economy: Estudo sobre este mercado engloba produtores de conteúdo na internet

Influencers, criadores ou produtores de conteúdo das plataformas digitais. Os nomes podem variar, mas todos fazem parte da chamada Creator Economy, área que nasceu junto com as redes sociais e que, apesar de jovem, já vem impactando a economia, gerando renda e emprego. Atualmente, esse ecossistema movimenta US$250 bilhões e esse número pode chegar a US$480 bilhões nos próximos quatro anos, segundo uma pesquisa da Goldman Sachs Research.  

O Brasil é um dos países com maior número de criadores e influenciadores digitais, aproximadamente 20 milhões, de acordo com dados da Factworks for Meta presentes no relatório de Macrotendências da Creator Economy da YOUPIX.   

Foi tentando entender e mensurar essa área, que afeta consumidores e produtores de conteúdo todos os dias, que a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) realizou o estudo “Impacto socioeconômico dos negócios digitais da Creator Economy no Brasil”, em parceria com a plataforma Hotmart.  

“A expectativa é de que o mercado em torno desses atores cresça. Isso traz benefícios econômicos, com geração de mais emprego e renda, por exemplo” explica Beatriz Pinheiro, professora da FGV ECMI e coordenadora do estudo.  

Área movimenta mais de R$ 30 bilhões desde 2011 

E os números da pesquisa realizada com seus clientes confirmam que este é um mercado expressivo e que deve continuar crescendo nos próximos anos: são mais de 300 mil trabalhos, diretos e indiretos gerados pelos criadores de conteúdo que vendem produtos digitais na Hotmart.  

“Há um contingente enorme de pessoas produzindo esses conteúdos que nós consumimos nas redes o tempo todo, o que representa um mercado para os comunicólogos muito promissor e ascendente. A graduação em Comunicação Digital busca exatamente conhecer como ele funciona, suas particularidades e seus desafios para preparar profissionais qualificados e que possam trabalhar nesse mercado”, afirma a professora Beatriz Pinheiro. 

O valor total de vendas (GMV, na sigla em inglês) dos criadores de conteúdo na Hotmart ultrapassou, em nível mundial, 30 bilhões de reais, considerando o volume de vendas desde 2011.  

Para ler o estudo completo, acesse o site