Institucional

Direito Rio é a única brasileira participante da Summer School em Salzburg

A Summer School ocorre no centro histórico de Salzburg, no famoso Toskanatrakt, sede da Universidade de Salzburg. Durante duas semanas de curso, foram abordados cerca de 30 diferentes sistemas jurídicos de distintos países, além das iniciativas de harmonização no âmbito da União Europeia.

Compartilhe:

Os   alunos da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio) foram os únicos participantes brasileiros que representaram o país no curso de verão ?Summer School European Private Law?, realizado em julho, em Salzburg, na Áustria. Pela segunda vez consecutiva, o curso, organizado pela Academy for European Private Law em parceria com a University of Salzburg, recebeu a professora Paula Wojcikiewicz e alunos da Escola.

A Summer School ocorre no centro histórico de Salzburg, no famoso Toskanatrakt, sede da Universidade de Salzburg. Durante duas semanas de curso, foram abordados cerca de 30 diferentes sistemas jurídicos de distintos países, além das iniciativas de harmonização no âmbito da União Europeia. O objetivo foi preparar advogados em temas relacionados a Direito Comparado e Direito Internacional Privado para um mercado cada vez mais globalizado e exigente.

A participação dos alunos da Direito Rio é fruto da integração da professora Paula Wojcikiewicz ao corpo docente do curso. A professora ministrou a aula ?Introduction to Brazilian International Law?, abordando temas como a política externa brasileira, o Direito Internacional público e sua interação com o Direito Doméstico, além do Direito Internacional Privado Brasileiro e seus desafios atuais.

?A Summer School constitui uma oportunidade inigualável de conhecer os mais diversos sistemas jurídicos e suas especificidades ministrados por professores de distintas nacionalidades, com experiência prática em cada um desses sistemas. É um laboratório de práticas jurídicas comparadas, do qual beneficiam amplamente alunos e professores, não apenas em função do aprendizado durante esses 15 dias de curso intensivo, mas também em função de networking com alunos e professores de diversas universidades no exterior?, comenta a professora.

Além do curso, a organização também incluiu no programa uma excursão à região dos Lagos, conhecida como Salzkammergut, que permitiu uma maior socialização entre alunos e professores e um contato mais próximo com o centro histórico de Salzburg. O fechamento do curso ocorreu na Cervejaria do Monastério Augustiner.

Após rigoroso processo seletivo, participaram do curso os alunos Maria Fernanda Dyma e João Benício Aguiar. A aluna Maria Fernanda foi agraciada com uma bolsa concedida pela Universidade de Salzburg. ?O curso realmente amplia a nossa visão sobre o Direito. Se antes víamos a legislação com uma lente, passamos a ver o Direito sob 30 novas perspectivas. Isso tudo em uma paisagem deslumbrante como a da cidade de Salzburgo?, acrescentam Maria Fernanda e João Benício, alunos da Direito Rio.