EAESP promove debate sobre competitividade nas exportações brasileiras

Direcionado para executivos e gestores dos setores público e privado, pesquisadores, formadores de opinião e pessoas envolvidas no processo de comércio exterior, o evento é gratuito e possui vagas limitadas.
Administração
06 Fevereiro 2017

O Centro de Excelência em Logística e Supply Chain (GVcelog) da Escola de Administração de Empresas da FGV (EAESP) realiza o evento “Competitividade nas Exportações: Caminhos e Soluções” no dia 21 de março, das 9h às 13h. O encontro tem como objetivo identificar estratégias e soluções para os principais gargalos do processo de exportação brasileira em uma visão integrada entre governo, empresa e academia. Direcionado para executivos e gestores dos setores público e privado, pesquisadores, formadores de opinião e pessoas envolvidas no processo de comércio exterior, o evento é gratuito e possui vagas limitadas.

O encontro começa com a Apresentação Geral da Pesquisa. A abertura expõe os aspectos acadêmicos e é liderada pelos professores Juliana Bonomi e Alexandre Pignanelli, do Departamento de Operações da EAESP, além dos pesquisadores colaboradores do GVcelog. Na sequência, são abordados os aspectos empresariais pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o gerente executivo Diego Z. Bonomo, da Unidade Comércio Exterior.

Após a palestra introdutória, haverá a apresentação do Painel 1, sobre Logística e Infraestrutura, com Wagner Cardoso, gerente de Infraestrutura da CNI. Em seguida, no tema Governo, haverá a palestra de um representante do Ministério dos Transportes. O assunto será analisado sob o ponto de vista acadêmico pelo professor Manoel A.S. Reis, coordenador do GVcelog e Consultor da FGV Projetos, que conclui a primeira rodada do evento.

No painel 2, o encontro apresenta o tema Burocracia e Fatores Institucionais. Com a palavra, o gerente executivo Diego Z. Bonomo, da Unidade Comércio Exterior, da CNI. Para suceder esta palestra, o evento apresenta a conferência de um representante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O painel contará ainda com a participação de um especialista da Escola de Direito de São Paulo da FGV (Direito SP), que vai apresentar seu parecer antes do encerramento com as considerações de todos os participantes do evento.

O evento será realizado na FGV São Paulo (Rua Itapeva, 432, 4º andar. Bela Vista, São Paulo). A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo site.