Institucional

Editora FGV traduz obra de Victor Delbos sobre a filosofia de Spinoza

Em português, a obra intitulada ?O problema moral na filosofia de Spinoza e na história do spinozismo?, traduzida por Martha de Aratanha, com revisão técnica de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, foi editada em celebração do centenário da morte de Delbos.

Compartilhe:

A Editora FGV acaba de lançar a tradução do livro de Victor Delbos sobre a obra do filósofo Benedictus Spinoza, ?Le problème moral dans la philosophie de Spinoza et dans l?histoire du spinozisme?. A tradução, feita a partir do original francês, publicado em Paris em 1893, inaugura o que viria posteriormente a ser denominado de ?história estrutural da filosofia? e torna-se fundamental para aqueles que querem entender a filosofia de Spinoza a partir do próprio autor.

Em português, a obra intitulada ?O problema moral na filosofia de Spinoza e na história do spinozismo?, traduzida por Martha de Aratanha, com revisão técnica de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, foi editada em celebração do centenário da morte de Delbos.

O livro é composto por introdução, duas partes divididas em 10 capítulos cada e conclusão. Na primeira parte, ?O problema moral na filosofia de Spinoza?, após a análise dos dados e do sentido do problema moral, Delbos faz uma exposição dos princípios metafísicos da moral, do método e da doutrina de Spinoza. A seguir, apresenta a distinção spinoziana entre o bem e o mal, o verdadeiro e o falso e a definição de natureza humana.

Na segunda parte, ?O problema moral na história do spinozismo?, Delbos analisa a influência de Spinoza na Holanda em fins do século XVII, sua relação com o ?espírito filosófico da Alemanha?, por meio de Leibniz e Lessing, e ainda a ética spinozista e a doutrina da autonomia da vontade, dialogando com Kant, Fichte, Herder, Schiller e Goethe.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui