Institucional

Estudo sobre evolução global da governança dos fundos mútuos de investimento vence Prêmio Anbima

O Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais reconhece alunos de mestrado e doutorado das áreas de Economia, Administração de Empresas e Direito desde 2005.

Compartilhe:
Estudo sobre evolução global da governança dos fundos mútuos de investimento vence Prêmio Anbima

O aluno Rafael Vieira de Andrade de Sá, doutorando pela Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), é um dos vencedores da 19ª edição do Prêmio Anbima de Mercado de Capitais. Orientado pela professora Mariana Pargendler, ele conquistou o prêmio na categoria de doutorado com a tese “Da proteção do investidor à proteção da sociedade: a evolução global da governança dos fundos mútuos de investimento”.

Esta é a segunda vez que Rafael leva o Prêmio Anbima. Na primeira, ele venceu a 16ª edição do prêmio, em 2019, com o trabalho “O Administrador Fiduciário como Gatekeeper da Indústria de Fundos de Investimento: Origem, Limites e Perspectivas”, desenvolvido no Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP sob orientação da professora Viviane Muller Prado.

Além dos dois prêmios conquistados por Rafael, outros dois alunos do Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP já foram premiados pela Anbima. Na 17ª edição, em 2020, o aluno Daniel Favoretto Rocha saiu vencedor na categoria mestrado com a pesquisa “Regimes jurídicos de proteção ao investidor na assessoria de investimentos: análise empírica e normativa da contratação e remuneração de agentes autônomos de investimento”, sob orientação dos professores Viviane Muller Prado e Caio Mário da Silva Pereira Neto. Em 2022, a aluna Yasmin Fernandes Reis foi uma das vencedoras do com o projeto “A liquidez do mercado secundário de ações no Brasil e o papel da regulação”, que teve como orientadora a professora Viviane Muller Prado.

 

A premiação

O Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais reconhece alunos de mestrado e doutorado das áreas de Economia, Administração de Empresas e Direito desde 2005. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Estudos de Política Econômica Casa das Garças (IEPE/CdG), o prêmio tem o objetivo de incentivar a produção acadêmica que aborde o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil.

Confira os trabalhos vencedores do Prêmio ANBIMA – ANBIMA