Institucional

Experiência da CPDOC é tema do VI Ateliê do Pensamento Social

O evento busca enfatizar a metodologia de pesquisa na área de Pensamento Social e terá como tema a experiência da CPDOC.

Compartilhe:

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC) realiza, nos dias 10 e 11 de novembro, das 14 às 18h, o VI Ateliê do Pensamento Social. O evento busca enfatizar a metodologia de pesquisa na área de Pensamento Social e terá como tema a experiência da CPDOC.

A mesa de abertura desta edição fará uma leitura do movimento modernista, em especial das manifestações no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. As professoras Ângela de Castro Gomes (Unirio) e Helena Bomeny (UERJ) serão as debatedoras. O docente da CPDOC, Bernardo Buarque, será o mediador. Já o segundo painel vai abordar o tema ?Fronteiras e sertões ? pesquisando a imaginação espacial brasileira?. Lúcia Lippi e João Marcelo Maia, ambos da CPDOC, vão participar das discussões sobre o assunto, que também será mediado por Bernardo Buarque.

Já o segundo dia de atividades abre espaço para pesquisadores de todo o país. Serão formados dois grupos, liderados por Antônio Brasil (UFRJ)/João Marcelo Maia (CPDOC) e Helena Bomeny (UERJ)/Bernardo Buarque (CPDOC), que vão discutir os trabalhos selecionados a partir da metodologia de pesquisa de Pensamento Social e da experiência da CPDOC.

O Ateliê do Pensamento Social é voltado para a formação de pós-graduandos no Brasil que tenham interesse no estudo de ideias, intelectuais, textos e contextos. Durante o encontro, professores e pesquisadores que marcaram a trajetória da CPDOC irão apresentar suas estratégias e seus métodos de investigação, num esforço de reflexão sobre a experiência acumulada da instituição desde meados da década de 1970.

O projeto de desenvolvimento do Ateliê do Pensamento Social foi realizado ao longo de um ciclo de três anos (2012-2014) e incluía a organização de três workshops internacionais e a edição de livros contendo as contribuições dos especialistas convidados para cada evento. A primeira edição do evento foi realizada em 2011, por iniciativa do LAPES. O laboratório integra o Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHBC) e constitui uma das linhas de pesquisa desse programa, agregando professores e estudantes interessados no estudo dos intelectuais e das ideias.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo site.