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FGV conquista notas máximas e mantém liderança nacional no IGC/MEC pelo 14° ano seguido

“A liderança acadêmica da FGV reflete a qualidade do ensino, a relevância da pesquisa aplicada e o compartilhamento do conhecimento em todo o território brasileiro”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FGV, professor Antonio Freitas.

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Bandeira com a logo da FGV tremulando ao vento e a cidade atrás

A Fundação Getulio Vargas permanece no topo do ranking nacional de qualidade educacional do Ministério da Educação. Pela 14ª vez consecutiva a FGV manteve a liderança no Índice Geral de Cursos (IGC 2023), divulgado pelo INEP/MEC no último dia 11 de abril. Todas as Escolas da FGV avaliadas nesta edição obtiveram a nota máxima (conceito 5).

“A liderança acadêmica da FGV reflete a qualidade do ensino, a relevância da pesquisa aplicada e o compartilhamento do conhecimento em todo o território brasileiro”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FGV, professor Antonio Freitas.

Todas as Escolas da FGV avaliadas no IGC 2023 obtiveram a nota máxima. Confira a lista:

  • FGV EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas;
  • FGV EPGE - EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças;
  • FGV CPDOC - Escola de Ciências Sociais;
  • FGV Direito Rio - Escola de Direito do Rio de Janeiro;
  • FGV RI - Escola de Relações Internacionais;
  • FGV EESP - Escola de Economia de São Paulo;
  • FGV Direito SP – Escola de Direito de São Paulo
  • FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo
  • FGV IDT - Instituto de Desenvolvimento Tecnológico

     

Como o IGC é calculado:

O IGC é um indicador de qualidade divulgado anualmente pelo INEP/MEC, que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo leva em conta os seguintes aspectos:

  • média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;
  • média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (CAPES) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes, conforme os dados oficiais da CAPES;
  • distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade