Mestrandos do IMPM aprendem ?Managing & Diversity? sob a perspectiva dos ?diversos?
Em 2016 o IMPM está celebrando 20 anos de êxitos, desafios e inovações. No último mês, 15 alunos do IMPM, oriundos de Estados Unidos, Arábia Saudita, Canadá, Brasil, Myamar, Coréia do Sul, dentre outros países, participaram de atividades acadêmicas no Galpão Aplauso, no Rio de Janeiro.

O International Masters Program in Practicing Management (IMPM) é realizado pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) em parceria com quatro instituições acadêmicas, sediadas na Inglaterra, Canadá, Índia e China. Em 2016 o IMPM está celebrando 20 anos de êxitos, desafios e inovações. No último mês, 15 alunos do IMPM, oriundos de Estados Unidos, Arábia Saudita, Canadá, Brasil, Myamar, Coréia do Sul, dentre outros países, participaram de atividades acadêmicas no Galpão Aplauso, no Rio de Janeiro. Essas atividades fazem parte da sessão sobre ?Managing & Diversity?, um dos maiores desafios enfrentados por organizações, gestores, sociedades e comunidades no mundo global contemporâneo.
No período da manhã, os mestrandos debateram e aprenderam conteúdos em gestão e diversidade sob uma perspectiva mais tipicamente acadêmica, em sessão conduzida pelo professor Helio Arthur Irigaray (EBAPE) nas instalações da FGV. Essa primeira etapa foi finalizada com questionamentos abrangentes e profundos sobre a necessidade de promoção de diálogos interculturais entre ?gestores? e os ?diversos? a partir de suas perspectivas e respectivos contextos para a construção de comunidades de gestão que sejam efetivamente diversas.
No período da tarde, nas instalações do Galpão Aplauso, no centro do Rio de Janeiro, os mestrandos aprenderam e debateram conteúdos acadêmicos e práticas de gestão e diversidade sob a perspectiva dos ?diversos? que superam desigualdades e diferenças por meio de comunitarismos. Em sessão conduzida pelo professor Christian Landi e monitores da própria ONG, os mestrandos aprenderam um dos métodos acadêmico-práticos desenvolvidos pelo Galpão Aplauso, que promove a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de construção e gestão de comunidades de ?diversos? e ?gestores? com base tanto no compartilhamento de valores e virtudes quanto pelo reconhecimento de diferenças às múltiplas experiências nos variados contextos e interconexões que constituem o mundo global.
O professor Alexandre Faria (EBAPE), coordenador do módulo brasileiro do IMPM, juntamente com os professores Hélio Irigaray e Christian Landi e a professora Sharon Turnbull, diretora do Ciclo, finalizaram essa sessão com debates com mestrandos sobre o potencial uso de conteúdos e métodos aprendidos no IMPM para a co-construção de comunidades diversas de gestão em suas organizações e contextos. No próximo ano, seguindo sugestão dos mestrandos, esses debates envolverão também os alunos do Galpão e gestores de organizações que os contratam.
O IMPM tem a duração de 16 meses nos quais os alunos participaram de cinco módulos de aulas em cinco países diferentes. Cada módulo tem a duração de 10 dias e é hospedado por uma universidade: Lancaster University School of Management, na Inglaterra, McGill University, no Canadá, Renmin University, na China, Indian Institute of Management Bangalore, na Índia, e EBAPE, no Brasil. Para mais informações, acesse o site.
Leia também