Ministro Mauro Vieira recebe Prêmio FGV por contribuição à diplomacia brasileira
Homenagem destaca legado do chanceler e sua atuação na política externa do Brasil.

No dia 7 de fevereiro, a Fundação Getulio Vargas (FGV) realizou a cerimônia de outorga do Prêmio FGV ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Em sua primeira edição, a premiação reconheceu sua trajetória e importante contribuição para a diplomacia brasileira, construída ao longo de mais de 50 anos de dedicação ao Itamaraty.
O evento aconteceu no Centro Cultural da FGV, no Rio de Janeiro, e reuniu mais de 200 diplomatas brasileiros e estrangeiros, além de familiares, amigos, professores e alunos da instituição. A cerimônia contou com a participação do presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, que apresentou a iniciativa da FGV de, por meio do prêmio, reconhecer o legado de personalidades cujo trabalho resultou em um impacto significativo no desenvolvimento do Brasil.
Em seu discurso de agradecimento, o chanceler destacou as contribuições da FGV para o conhecimento, a preservação da memória e o fomento ao debate sobre as relações internacionais do Brasil. Ele também abordou o papel do país no cenário global, ressaltando a importância do G20 na projeção da política externa brasileira. Por fim, expressou sua gratidão aos alunos da FGV que atuaram como voluntários na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro do ano passado.
Além do prêmio, o ministro Mauro Vieira recebeu uma aquarela entregue pelos alunos voluntários da FGV no G20. A obra integra uma edição especial da coleção Brasilidades Aquarelas, do artista francês Gérard Lusteau e retrata, de forma criativa, a enseada de Botafogo, simbolizando a parceria entre a FGV e o Itamaraty no âmbito do G20.
Leia também