Mundos do trabalho são debatidos em nova edição da Revista Estudos Históricos
Este número de Estudos Históricos apresenta uma série de análises sobre os mundos do trabalho no país em diferentes períodos, regiões e situações. O periódico também aponta os limites e desafios colocados para este campo de estudos.

A nova edição (v.29, nº59) da Revista Estudos Históricos tem como tema central ?mundos do trabalho?. A temática faz parte da tradição acadêmica da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) e chega em um momento particularmente rico para o estudo do assunto no Brasil, seja em uma perspectiva histórica ou interdisciplinar. O periódico traz 10 artigos relacionados ao assunto, além da colaboração especial de Bernhard H. Bayerlein e da entrevista com Michael Hall, referência no estudo e pesquisa sobre história do trabalho.
Este número de Estudos Históricos apresenta uma série de análises sobre os mundos do trabalho no país em diferentes períodos, regiões e situações. O periódico também aponta os limites e desafios colocados para este campo de estudos. Alexandre Fortes, em ?O processo histórico de formação da classe trabalhadora: algumas considerações?, revisita a clássica obra de E. P. Thompson. Já Álvaro Pereira Nascimento, em ?Trabalhadores negros e o ?paradigma da ausência?: contribuições à história social do trabalho no Brasil?, faz um balanço da invisibilidade dos sujeitos negros na produção historiográfica dos mundos do trabalho.
Exemplo da ampliação que vem ocorrendo com o conceito de trabalho e trabalhadores é o estudo de André Rosemberg, ?A pena como arma: trabalho, intimidade e rotina nas cartas dos policiais paulistas (1870-1915)?. Já Fabiane Popinigis, em ?Todas as liberdades são irmãs: os caixeiros e as lutas dos trabalhadores por direitos entre o Império e a República?, retoma temas clássicos como o da transição do trabalho escravo para o trabalho livre e a construção da cidadania, a partir das experiências dos empregados do comércio carioca.
O periódico abre espaço ainda para o debate sobre ?A regulação do trabalho feminino em um sistema político masculino: 1932-1943?, de Teresa Cristina Novaes Marques, enquanto uma outra abordagem sobre a Era Vargas, ?Pedro Maneta e o concurso literário promovido pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1942?, de Adriano Duarte, reflete as intrincadas relações entre história, literatura e sociedade. Há espaço, ainda, para estudo sobre o papel das biografias e trajetórias de ativistas nas relações entre trabalho e moradia em ?O advogado e os ?trabalhadores favelados?: Antonie de Magarinos Torres e a prática política nas favelas cariocas dos anos 1950 e 1960?, e para temas clássicos, como o cotidiano fabril analisado a partir da experiência de mulheres e jovens em ?Códigos de solidariedade na experiência de jovens e mulheres na indústria têxtil de Blumenau ? 1958-1968?.
A edição fica completa com o estudo sobre a mobilização de trabalhadores rurais pré-1964 ?O tal de natal: reivindicação por direito trabalhista e assassinatos de camponeses. Pernambuco, 1963?. Por fim, Estudos Históricos traz ao debate ?O lobby dos trabalhadores no Processo Constituinte de 1987-88: um estudo sobre a atuação do DIAP?, de Lucas Nascimento Ferraz Costa, e o resumo das teses e dissertações do Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da CPDOC defendidas em 2016.
O periódico é publicado quadrimestralmente e traz sempre trabalhos inéditos sobre uma temática específica com uma perspectiva histórica e perfil interdisciplinar. Vinculada ao PPHPBC, a revista é classificada como A1 no Qualis Capes na área de História. Os próximos temas já estão programados, são eles: ?Perspectivas globais e transnacionais?; ?Revoluções e revoltas?; ?História e Literatura?; ?História, democracia e instituições?; ?Corporativismo e neocorporativismo?; e ?Associativismo e movimentos sociais?. Para mais informações sobre esta edição e para saber como submeter artigos, acesse o site.
Leia também