Institucional

Nova edição da RAP está disponível para leitura

Criada em 1967, a RAP é um dos mais importantes e influentes periódicos da área. A revista visa servir de instrumento indispensável para a profissionalização continuada de executivos comprometidos com a modernização das organizações. A edição da revista é dirigida pela professora da EBAPE Alketa Peci.

Compartilhe:

O volume 50, nº 4 da Revista de Administração Pública (RAP), que já está disponível para leitura, apresenta artigos que destacam a ênfase empírica no nível local da Administração Pública a partir de perspectivas teóricas e metodológicas. Publicada pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), os trabalhos abordam temas relacionados às transferências voluntárias da União aos municípios brasileiros; gastos públicos em saúde; ênfase ao desenvolvimento turístico no que diz respeito à redistribuição; o legado da Copa do Mundo no Brasil referente às construções de novos estádios e a inclusão de parcerias público-privadas; entre outros assuntos.

Os autores Márcia Miranda Soares e Bruno Guimarães de Melo apresentam o artigo ?Condicionantes políticos e técnicos das transferências voluntárias da União aos municípios brasileiros?; ?Centralidade municipal e interação estratégica na decisão de gastos públicos em saúde? é um estudo dos autores Robson Fernandes Soares, Ademir Clemente, Fátima de Souza Freire e Jorge Eduardo Scarpin, que analisam a influência que os municípios catarinenses exercem uns sobre outros nas decisões de gasto com saúde; ?Redistribuição fiscal para o desenvolvimento turístico local e regional? é uma pesquisa abordada pelos autores Giuliano Alves Borges e Silva e João Luiz Passador. Este número conta também com um trabalho dos autores internacionais María del Pilar Sánchez Muñoz, Daniel Fernando Lozano Toscano e Mauricio Fernando Moreno Infante sobre o Índice de Desempenho Integral aplicado às regiões administrativas locais de Bogotá D.C.

Por fim, Graziela Serroni Perosa, Cristiane Kerches da Silva Leite, Francisco César Pinto da Fonseca e Frédéric Lebaron provocam uma discussão sobre a importância de análises multideterminadas para compreender as patologias sociais em gran­des metrópoles, como a de São Paulo, cuja leitura poderá ser aprofundada no trabalho ?Patologias sociais na metrópole de São Paulo: análise socioespacial de indicadores nas subprefeituras?. As questões públicas e de parcerias público-privadas envolvendo investimentos com a Copa do Mundo no Brasil são abordadas nos artigos ?Um ?elefante branco? nas dunas de Natal? Uma análise pós-desenvolvimentista dos discursos acerca da construção da Arena das Dunas?, de André Luiz Maranhão de Souza Leão, Bruno Rafael Torres Ferreira e Victor Pessôa de Mélo Gomes, e ?Redes de investimento e o financiamento de campanhas em Minas Gerais?, de Gustavo Melo-Silva.

Criada em 1967, a RAP é um dos mais importantes e influentes periódicos da área. A revista visa servir de instrumento indispensável para a profissionalização continuada de executivos comprometidos com a modernização das organizações. A edição da revista é dirigida pela professora da EBAPE Alketa Peci.

As edições da RAP estão disponíveis para consulta pelos leitores no site.

Chamada Temática Especial

A EBAPE já está recebendo propostas para a ?Chamada Temática Especial?, que devem ser encaminhadas para o e-mail da revista (rap@fgv.br) até o dia 31 de agosto.

A organização desse número especial seguirá algumas linhas orientadoras. A proposta deve ser encaminhada por uma equipe de editores, composta, no mínimo, por um pesquisador nacional e um internacional, reconhecidos por sua contribuição na área temática proposta, e deve focar temas-chave que apresentam potencial de atrair contribuições nacionais e internacionais.

Para mais informações sobre a chamada, acesse o site da revista.