Institucional

RAE apresenta edição especial sobre governança transnacional

Segundo a editora-chefe do periódico e professora na EAESP, Maria José Tonelli, o fórum, que foi organizado nacional e internacionalmente, resultou em uma série de artigos que tratam de questões práticas, cotidianas e extremamente relevantes para as organizações e para além delas sobre governança global.

Compartilhe:

A quarta edição de 2016 da Revista de Administração de Empresas (RAE), publicada pela Escola de Administração de São Paulo da FGV (EAESP), traz o resultado do fórum internacional ?Transnational governance regimes in Global South: Multinationals, states and NGOs as political actors?, organizado pelos professores Glenn Morgan, da Universidade de Bristol (Reino Unido), Paola Perez-Aleman, da McGill University (Canadá) e Marcus Vinícius Peinado Gomes, da EAESP.

Segundo a editora-chefe do periódico e professora na EAESP, Maria José Tonelli, o fórum, que foi organizado nacional e internacionalmente, resultou em uma série de artigos que tratam de questões práticas, cotidianas e extremamente relevantes para as organizações e para além delas sobre governança global.

No artigo de apresentação, de mesmo nome do fórum, os organizadores abrem a discussão e articulam sobre a interação entre estados, empresas, movimentos sociais, governança transnacional e suas implicações. 

Em ?Trajectories of transnational mobilization for indigenous rights in Brazil?, as autoras Ana Carolina Alfinito Vieira e Sigrid Quack fazem uma análise sobre a mobilização transnacional em torno de direitos políticos e econômicos de grupos indígenas no Brasil.

Já a autora Natalia Aguilar Delgado apresenta um estudo sobre a abordagem de protocolos comunitários para compreensão de como iniciativas locais traduzem a regulação ambiental global em ?Community protocols as tools for resisting exclusion in global environmental governance?

A capacidade transformadora de parcerias globais em trazer mudanças sustentáveis é analisada no artigo ?Diffusion of global sustainability standards: the institutional fit of the ASC-Shrimp standard in Indonesia?, de Greetje Schouten, Sietze Vellema e Jeroen van Wijk

Os pesquisadores Yuna Fontoura, Zareen Pervez Bharucha e Steffen Böhm abordam as diferentes posições em relação ao sistema agroalimentar nos setores público, privado e sociedade civil nos discursos na Rio+20 em 2012 no artigo ?A transnational agri-food system for whom? The struggle for hegemony at Rio+20?.

A relação da sociedade civil e os megaeventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, é debatida no artigo de Nidhi Srinivas, intitulado ?Transnational governance and the Trilhos Urbanos: Civil society?s resistance to mega-events in Rio de Janeiro?.

?Os artigos evidenciam como a pesquisa tem impacto na prática, ainda que, por vezes, esse impacto possa dar-se de maneira um pouco mais demorada do que as respostas imediatas em um ou dois cliques que encontramos nos ?oráculos? do nosso tempo. As seções Pensata, Resenha e Indicações Bibliográficas contribuem na mesma direção?, ressaltou a professora Maria José Tonelli.

A RAE está disponível gratuitamente para leitura e download no app da FGV para iOS e Android e na biblioteca digital da FGV. Para conferir o periódico, acesse o site