Institucional

RAE divulga última edição do ano com artigos do Congresso Latino-americano de Varejo

O evento é realizado pelo Centro de Excelência em Varejo (GVvarejo) da EAESP, com o objetivo de promover a geração, o compartilhamento e a divulgação de conhecimento no Varejo, em prol do desenvolvimento da área no contexto latino-americano e internacional.

Compartilhe:

O último número da Revista de Administração de Empresas (RAE) de 2016 apresenta três artigos aprovados no Fórum de Varejo, em parceria com o 8º Congresso Latino-americano de Varejo (CLAV). O evento é realizado pelo Centro de Excelência em Varejo (GVvarejo) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (EAESP), com o objetivo de promover a geração, o compartilhamento e a divulgação de conhecimento no Varejo, em prol do desenvolvimento da área no contexto latino-americano e internacional.

No artigo de abertura, Delane Botelho e Leandro Guissoni, organizadores do fórum, apresentam uma reflexão sobre os desafios envolvendo competitividade e inovação no varejo. Em ?Qualidade do relacionamento franqueador-franqueado: tempo de relacionamento e desempenho?, Luís Fernando Varotto e Juracy Gomes Parente analisam o tempo de relacionamento e sua influência na qualidade e no desempenho financeiro das empresas. Uma investigação sobre preditores da intenção de compra de marcas próprias e suas inter-relações no Brasil é apresentada em ?Antecedentes da intenção de compra de marcas próprias: um estudo no mercado emergente?, de autoria de Lúcia Aparecida da Silva Borges, Dirceu Tornavoi de Carvalho e Cláudio de Souza Miranda. O artigo ?Os efeitos negativos da experiência e do controle no desempenho do vendedor? verifica como os sistemas de controle afetam o desempenho de vendedores, escrito por Valter Afonso Vieira, Juliano Domingues da Silva e Valter da Silva Faia.

A edição traz outros três artigos. María del Mar Miras Rodríguez e Bernabé Escobar-Pérez analisam o efeito do ambiente institucional sobre a responsabilidade social corporativa e a influência dos mecanismos de governança em ?Há influência do ambiente institucional nas práticas de divulgação de RSC? O papel da Governança?. Em ?Efeito mediador do controle formal e informal na forma de governo?, Nuria Rodríguez-López e M. Eva Diz-Comesaña apresentam os resultados de uma pesquisa sobre os impactos do controle na forma de governança e suas interações. Completando os artigos, ?Estratégia de marketing criativo e execução efetiva sobre o seu desempenho no Paquistão?, de Muhammad Ishtiaq Ishaq e Nazia Munazer Hussain, analisa a influência de estratégias de marketing sobre o desempenho de unidades de negócio com a moderação da orientação estratégica e da incerteza ambiental.

Concluem a edição a resenha sobre o livro ?Finanças comportamentais: Quando a economia encontra a psicologia?, de Júlio Lobão, e as indicações bibliográficas sobre ?transdisciplinaridade? e ?instituições e desempenho de empresas?.

A edição completa está disponível gratuitamente na biblioteca digital e no App FGV para Android e iOS.