Seminário propõe debate sobre sentidos de imagens em obras documentais
O evento tem como objetivo interrogar os gestos artísticos que conferem às imagens novos sentidos, as estratégias estéticas e narrativas empregadas na incorporação dessas imagens em obras documentais e os diferentes olhares portados ao longo do tempo.

Uma reflexão sobre as diferentes práticas de incorporação de imagens pré-existentes dentro do campo da produção audiovisual de caráter documental. Essa é a proposta do Seminário Internacional de Documentário de Arquivo ? Arquivos em Movimento, que será realizado pela Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), nos dias 24 e 25 de novembro. O evento tem como objetivo interrogar os gestos artísticos que conferem às imagens novos sentidos, as estratégias estéticas e narrativas empregadas na incorporação dessas imagens em obras documentais e os diferentes olhares portados ao longo do tempo.
O evento contará com uma palestra de abertura do professor Vicente Sánchez-Biosca, da Universidade de Valência (?Cuando las imágenes faltan. Estrategias documentales para representar el genocidio camboyano?), e com três mesas constituídas por doutorandos e doutores. As mesas serão comentadas pelos professores convidados Eduardo Morettin (USP), Mônica Almeida Kornis (CPDOC) e Vicente Sánchez-Biosca.
O seminário terá uma sessão especial do Cineclube FGV. Será exibido o filme ?Um Casamento? (2016, 80 minutos), seguido de debate com a cineasta Mônica Simões. O documentário constrói sua narrativa a partir do cruzamento de memórias ? subjetiva e concreta ? e faz um resgate de olhares e suportes distintos, que se transformam a partir do tempo, absorvendo como linguagem os efeitos deste tempo na película, na fotografia, na casa, nos objetos e na própria memória.
O evento acontece no âmbito do Projeto de Desenvolvimento do Núcleo de Audiovisual e Documentário da CPDOC, financiado pela FGV e com o apoio da FAPERJ. Desde 2006, o Núcleo desenvolve atividades com alunos e pesquisadores da CPDOC, possibilitando a realização de diferentes propostas que envolvem o uso da linguagem audiovisual. Como parte da CPDOC, instituição detentora do mais significativo acervo de arquivos pessoais de figuras públicas do país, o Núcleo está comprometido com o debate em torno da preservação, da circulação e da reutilização das imagens de arquivo e deseja, através do seminário, contribuir para fomentar esse campo de estudos.
Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento.
Leia também