Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado

Diretorias

Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado

A Rede de Pesquisa foi criada em 2016 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas com excelência, alto impacto e elevado grau de inovação colaborando, dessa forma, para a da missão da instituição. Para alcançar este objetivo a unidade tem aproximado as atividades de pesquisa dos setores público e privado e incentivado a formação de redes de pesquisa no Brasil e no exterior. A Rede de Pesquisa também contribui para a disseminação do conhecimento produzido pelas escolas e pelos centros de pesquisa da FGV.

Além da Rede de Pesquisa, a estrutura de governança das atividades de pesquisa da FGV inclui o Comitê de Conformidade Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos (CEPH) e a Comissão de Pesquisa e Inovação. O Comitê de Conformidade Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos da FGV, criado em 2016, é um dos primeiros comitês de ética do país com foco de atuação na área de ciências sociais. Com o objetivo de garantir o mais elevado padrão ético no desenvolvimento das pesquisas, esse comitê adota os mais rígidos padrões estabelecidos pela comunidade científica nacional e internacional. Dessa forma, a FGV está habilitada a atender às exigências internacionais para publicação de artigos e desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria.

Criada em 2016 com o objetivo de analisar o rigor metodológico e o potencial de impacto dos projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos pelas diferentes unidades da FGV, a Comissão de Pesquisa e Inovação tem atuado para aumentar a capacidade de produção de pesquisa da instituição. Um componente essencial para o desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa multidisciplinares com elevado impacto social é a existência de uma estrutura de incentivos com foco no desenvolvimento desse tipo de projeto.