Legado do livro Financial Management e o impacto duradouro do professor Brigham
Desde a década de 70, o livro tem sido um pilar nos cursos de Mestrado em Administração da FGV, servindo como base para as aulas dos Professores João Carlos Hopp e Wladimir Puggina.
No dia 22 de março, lamentamos o falecimento do renomado professor Eugene F. Brigham, da Universidade da Flórida, EUA. O professor Brigham deixou um legado no ensino global de Finanças Corporativas. Seus livros, em especial o 'Financial Management', tornaram-se referências essenciais para acadêmicos e alunos da FGV EAESP e do Departamento CFC - Contabilidade, Finanças e Controle.
Desde a década de 70, o livro tem sido um pilar nos cursos de Mestrado em Administração da GV, servindo como base para as aulas dos Professores João Carlos Hopp e Wladimir Puggina. Na época, a obra fora escrita em conjunto com o professor Weston. Posteriormente, houve mudanças nos colaboradores do livro, passando pelo Prof. Gapenski e, da década de 90 até hoje, com o professor Ehrhardt.
Eu, em 1987 tive a honra de substituir, na disciplina de Finanças I da Escola, o emérito Professor Ivan Pinto Dias, “IPD”, onde o livro do Brigham era base do curso.
Ao longo dos anos, com suas diversas atualizações, o livro foi incorporando conceitos inovadores e práticas emergentes em finanças. A edição de 1999, por exemplo, introduziu o Valor da Empresa, alinhando-o com as metodologias de Valuation e Criação de Valor.
Durante mais de 50 anos, o livro influenciou o ensino e a prática de Finanças Corporativas na FGV EAESP, beneficiando mais de 20.000 alunos. Esse impacto é refletido no reconhecimento significativo que nossos alunos recebem no mercado.
Embora o professor Brigham não esteja mais conosco para atualizar seu trabalho, seu legado continua a moldar e inspirar as futuras gerações de estudantes e profissionais de finanças ao redor do mundo.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição institucional da FGV.
Do mesmo autor
- 10/08/2020Oscar Malvessi