• Choques externos, representação e democracia na América Latina23 out 201914:00
    Ciências Sociais
    Choques externos, representação e democracia na América Latina
    Local: Sede FGV Sala 1014 - 10º andar
    Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 23 Outubro 2019
    Responsáveis: FGV CPDOC

Fundação Getulio Vargas FGV CPDOC convida para a palestra “Choques externos, representação e democracia na América Latina”, com Daniela Campello.

O voto econômico é uma regularidade amplamente aceita na literatura de ciência política, mas a maioria dos trabalhos sobre o assunto pressupõe que o desempenho econômico seja um resultado direto da formulação de políticas ou, mais recentemente, argumenta que os eleitores podem identificar quando esse não é o caso. Nosso artigo contesta essas afirmações, mostrando que, em um grande subconjunto de países da América Latina, tanto a popularidade presidencial quanto as perspectivas de reeleição dependem fortemente de fatores que independem das escolhas políticas dos presidentes. Esses achados avançam a literatura sobre atribuição de responsabilidade pelo desempenho econômico e apresentam implicações importantes para a qualidade da representação em democracias latinoamericanas.

Daniela Campello
    Professora Associada de Política e Relações Internacionais na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, no Brasil. Em 2018, ela foi bolsista visitante da Oxford-CAF na faculdade de Santo Antônio. Campello recebeu seu Ph.D. em Ciência Política pela UCLA e foi professora assistente na Universidade de Princeton. Sua pesquisa está na fronteira da economia política internacional e comparada, com um foco particular nas consequências da globalização para a democracia e redistribuição de renda em economias emergentes. Antes de ingressar na vida acadêmica, Daniela trabalhou como consultora de negócios na Accenture, como analista financeira do Banco Pactual e também para o governo do estado do Rio de Janeiro, onde gerenciou projetos financiados por instituições financeiras internacionais.

Sede FGV - Sala 1014 - 10º andar
Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ